Eleições 2020: PDT e DEM fazem a dobradinha da vez no Nordeste

images Do Estadão 

Apesar do atual cenário de polarização política, direita e esquerda caminham para fechar uma importante aliança eleitoral no NordesteDEM e PDT devem compartilhar palanques nas eleições municipais deste ano em três capitais estratégicas: Salvador (BA)Fortaleza (CE) e São Luís (MA).

O presidente nacional do Democratas e prefeito da capital baiana, ACM Neto, participou diretamente das costuras. A interlocutores, ele disse acreditar que a campanha eleitoral será focada em temas ligados à pauta das cidades, distante da nacionalização dos debates.

A parceria foi costurada em jantar em São Paulo no fim do ano passado entre Neto, Rodrigo Maia e Elmar Nascimento, pelo DEM, e Ciro GomesCarlos Lupi e André Figueiredo, pelo PDT.

Em Salvador, mesmo Neto tendo lançado seu vice, Bruno Reis (DEM), como candidato, o secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), ainda sonha com a prefeitura.

O movimento, segundo interlocutores dos dois partidos, é visto como uma tentativa para emplacar Prates como vice de Reis. De toda forma, os dois lados dão como certo que estarão juntos.

TL COMENTA

Em Natal, a aliança seria um caminho viável sem maiores malabares com o quadro político atual. A perspectiva do Prefeito Álvaro Dias sair do MDB e migrar para o PDT é uma realidade.

Até mesmo pelas ligações com os dirigentes nacionais, com Carlos Eduardo e com o “caminho da volta” natural. A aliança com o DEM também já existe com apoio do ex-Senador decidida em vários pleitos de Brasília.

A novidade seria dividir a cabeça da chapa. Isto a princípio,  uma novidade com os nomes postos.

A outra possibilidade seria o próprio Dias do DEM de Agripino. O PDT ficaria na garupa, sem desagradar o Palácio do Planalto.

Conjecturas em ano eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.