19 de março de 2024
AGROGUERRA

Em meio à escassez de fertilizantes, doe xixi

Imagem: Pakpoom Phummee – Shutterstock

À medida que a escassez de fertilizantes continua a se tornar uma realidade para agricultores e consumidores, o jornal inglês The Guardian está promovendo a ideia do que eles chamam de “peecylcing” para substituir o uso de fertilizantes convencionais.

Enquanto a mídia declara “crise global da fome”,  e ataca a agricultura orgânica, procurando implementar alimentos geneticamente modificados, o jornal britânico está defendendo que as pessoas comecem a economizar sua urina e até mesmo considerem doar, se não vender, seu xixi aos agricultores para obter lucro.

Graças à guerra na Ucrânia, há uma escassez de produtos químicos agrícolas, talvez os resíduos corporais sejam a resposta.

A urina humana é uma rica fonte de nitrogênio, fósforo e potássio.

O ‘Rich Earth Institute de Vermont’,  informa que a urina que um adulto produz em um ano é suficiente para produzir 145 kg de trigo, e tira dúvidas:

Se eu puder usar meu xixi para humilhar Putin, então aquele sonho estranho que tive na semana passada meio que se tornará realidade.  Além disso, esses mesmos nutrientes, quando lançados em sistemas de águas residuais, tornam-se contaminantes responsáveis ​​pela criação de florações de algas prejudiciais ao meio ambiente.

Então, economizando meu xixi, eu poderia ajudar o meio ambiente, impedir a agressão russa e produzir pão rico em urina?

Você também economizaria cerca de 15.000 litros de água potável anualmente.

Digamos que eu queira dar minha urina a um fazendeiro.  Como eu faria isso?

Se você mora em Vermont, pode doá-lo em jarros.  A fundação fornece funis gratuitos e tem um depósito de coleta em Brattleboro.  Pode ser “um pouco escorregadio” no começo, disse a recicladora Kate Lucy ao New York Times, mas você se acostuma.

O preço da urina aumentou recentemente – de 1 dólar por 25 litros para cerca de 6, mas você teria dificuldade em ganhar a vida como único fornecedor.

A Coreia do Norte já tentou fazer algo semelhante, e é mais do que provável que tenha criado uma nova pestilência por causa disso.

Embora o uso de excrementos ou excreções corporais para fertilizar as plantações possa parecer estranho no Ocidente, a Coreia do Norte isolacionista teria instado seus cidadãos a defecar e urinar nas plantações para fins de fertilização várias vezes com o objetivo de evitar a escassez de alimentos.

Em 2017, foi alegado que o ditador norte-coreano Kim Jong-un pode ter inadvertidamente iniciado uma epidemia de vermes parasitas no país, forçando os agricultores a usar fezes humanas em suas plantações.

Fonte: Tom Pappert, para a NBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *