28 de março de 2024
Pesquisa

Em oito anos, RN despenca no ranking da “felicidade”

Da Folha Os estados do Sul e do Centro-Oeste são os campeões de bem-estar no país, de acordo com o “índice de infelicidade” (indicador que soma os dados de inflação com os de desemprego). Já os do Nordeste dominam o ranking dos mais “infelizes”.

Os dados são de um levantamento do pesquisador Daniel Duque, do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas), divulgado com exclusividade para a Folha.

 O levantamento considera a taxa de inflação acumulada em quatro trimestres para cada estado e a média da taxa de desemprego nos últimos quatro trimestres, explica o economista.

No caso do Centro-Oeste a sensação de bem-estar se deve aos reflexos do bom desempenho das commodities, sobretudo a soja, que experimentam um novo ciclo de alta de preços embalado pela retomada da China após atravessar a pandemia do novo coronavírus.

Na contramão dessa tendência, nove entre os dez estados considerados mais “infelizes” são da região Norte e Nordeste, com destaque para Bahia (24,7%), Alagoas (24,3%) e Sergipe (23,9%) nas piores posições do ranking, sobretudo devido ao alto patamar de desocupação.

O Rio Grande do Norte mostrou uma perda significativa de posições. Em 2013, o estado ocupava o honroso segundo lugar de “felicidade”e, oito anos depois, passou para oitavo.

5 thoughts on “Em oito anos, RN despenca no ranking da “felicidade”

  • PedroArtur

    Com governos de esquerda so podia acontecer isso.

    Resposta
  • Maria das Graças de Menezes Venâncio

    Que pesquisa amalucada é esta? Tem o aval de ter sido na FGV. Mas, apesar de tudo no Nordeste há pessoas bem felizes. Imagine, encontrar pessoas infelizes na Bahia. É cada besteira que escrevem. As pesquisas referente a turismo, inclusive prêmios dados tem tudo a ver com quem paga. Óbvio que ninguém vai vir para destinos onde a falta de segurança prevalece. Dei boas risadas. Estava até precisando. Em viagens e turismo vejo muita coisa diferentes. Não é possível que a pessoa goste de Resenhas do RN.

    Resposta
  • observanatal

    Não tem como ser feliz em um Estado que só afunda. Se precisamos de alguns governos sérios para sairmos da lama, precisamos de muito pouco para ficarmos nela. Resolvemos ficar nela.

    É feliz quem tem vida digna, esperança.

    Resposta
  • Rogério

    Verdade, aqui já fomos muito felizes.

    Resposta
    • observanatal

      Felizes não sei, mas esperançosos.

      Sua felicidade, por exemplo, está estampada em cada letra.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *