28 de março de 2024
Direto de Brasília

Estatuto do Senado proíbe “limonada da CPI da Covid” e base deve mudar objeto

maxresdefault Pergunta que não quer calar em Brasília; o Senado Federal pode investigar Governadores e Prefeitos, como sugeriu o presidente Jair Bolsonaro em telefonema polêmico ao Senador Kajuru? Poder, poder … não pode.

Em entrevista concedida à Globo News nesta terça-feira, Senador Jean Paul Prates (PT)  lembrou que o regimento do Senado Federal, em seu artigo 146º, proíbe esse tipo de apuração por parlamentares da Casa.

“Não admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciários, aos Estados”, diz o texto do referido artigo do regimento.

Jean explicou ainda que o pedido de CPI original partiu do caos que ocorreu na cidade de Manaus, com a falta de oxigênio para pacientes de Covid-19. A partir disso, a proposta é apurar qual foi a contribuição do Governo Federal para a crise sanitária que se instalou no Brasil provocada pela pandemia.

“E isso inclui o negacionismo, a demora na compra de vacinas, distribuição, protocolos de procedimentos não produzidos e toda a logística”, exemplificou.

 

Agora, a base bolsonarista tenta ampliar o objeto da CPI para investigação do  “destino das verbas do Governo Federal”.

Isso aí poderá emplacar, mas investigar governadores e prefeitos, não pode.

One thought on “Estatuto do Senado proíbe “limonada da CPI da Covid” e base deve mudar objeto

  • PedroArtur

    Pode sim em caso de verba federal, senador medinho de pegar sua governadora kkkk, pergunta a ele se viu a fala do presidente do sensdo kkkkk.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *