23 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Ex-ministro diz que Presidente Bolsonaro determinou que jatos sobrevoassem STF para quebrar vidros

 

Brasília - O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, fala à imprensa após reunião com prefeitos, no Palácio do Planalto (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A declaração está nas páginas amarelas da Veja desta semana com o ex-ministro da Defesa do Governo Temer, Raul Jugmannn.

Seria este o motivo para demissão de três comandantes das Forças Armadas do Brasil.

De acordo com  Jugmann, o presidente Jair Bolsonaro ordenou que jatos Gripen sobrevoassem a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) acima da velocidade do som para estourar os vídeos do prédio.

Os três comandantes das Forças Armadas que desobedeceram à determinação foram demitidos no mês de março.

“Ele [Bolsonaro] chamou um comandante militar e perguntou se os jatos Gripen estavam operacionais. Com a resposta positiva, determinou que sobrevoassem o STF acima da velocidade do som para estourar os vidros do prédio. Bolsonaro mandou fazer isso, tenho um depoimento em relação a isso.

Ao confrontá-lo com o absurdo de ações desse tipo, eles [comandantes das Forças Armadas] foram demitidos”. 

De acordo com o ex-ministro, o presidente vem atuando de forma constante para constranger as Forças Armadas na tentativa de forçar a instituição a apoiar seus posicionamentos políticos e atitudes.

“Foi por não endossar os achaques ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e aos governadores, pelas políticas engendradas na pandemia, que, pela primeira vez, os chefes da Aeronáutica, Marinha e Exército foram demitidos. Eles não se dobraram.

Os 3 foram demitidos porque se recusaram a envolver as Forças Armadas nas declarações e nos atos do presidente da República”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *