19 de abril de 2024
ESPORTE

Coronacrise: Ex-técnico do América optou por estabilidade e agora foi demitido

leonidas.png

Sebastião Leonidas,o mais vitorioso treinador do América de Natal na era do Machadão (dirigiu o time entre 1973/1976 levantando vários títulos), deixou o cargo em Natal para não perder a estabilidade como funcionário do Botafogo do Rio, onde havia sido jogador e treinador.

Retornando ao Rio, assumiu a orientação das equipes de base do Botafogo, e esta semana foi demitido, aos 82 anos de idade.

Com salário de R$ 18 mil, foi cortado e a sua “estabilidade” acabou com a pandemia. Essa semana foi demitido em nome da economia do clube.

BOM JOGADOR DE POUCA SORTE

Considerado um dos maiores zagueiros de sua época, foi um dos pioneiros em fazer linha de impedimento, também foi convocado pelo técnico Zagallo para Copa do Mundo de 1970, porém uma contusão tirou o jogador dias antes do embarque para o México, onde conquistou o tricampeonato mundial.

Iniciou-se no futebol pelo América Football Club (MG) e foi campeão mineiro em 1957, no fim da década de 50 foi transferido para o America Football Club (Rio de Janeiro) onde conquistou o Campeonato Carioca de 1960 e com boas atuações logo em 1966 foi transferido para o Botafogo de Futebol e Regatas (RJ), com a difícil missão de substituir Nílton Santos que encerrava carreira jogando de quarto zagueiro, Leônidas fez sucesso no Botafogo e conquistou vários títulos entre eles; Bicampeão Carioca e da Taça Guanabara (1967/1968), Campeão do Campeonato Brasileiro de 1968 (Taça Brasil), oque acabou levando-o a Seleção Brasileira de Futebol, era cotado como titular para disputar a Copa do Mundo de 1970 porém uma lesão o tirou da copa dias antes do embarque para o México. Esteve presente no no famoso jogo da “Selefogo” de 1968, onde a Seleção Brasileira jogou com oito titulares que jogavam no Botafogo e goleou a Argentina por 4 a 1.

One thought on “Coronacrise: Ex-técnico do América optou por estabilidade e agora foi demitido

  • Silvan

    Leônidas, foi campeão da taça almir em 73 como treinador do AMÉRICA DE NATAL???

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *