19 de abril de 2024
Coronavírus

EXATAMENTE, GOVERNADORA

F771BAE9-4DA0-42CC-A5FF-8DA6761A5987

A palavra que define coisas certas, precisas, sem mais nem menos, a mais usada pela Governadora Fátima Bezerra em seus improvisos e entrevistas, não pode ser empregada exatamente, no não-retorno dos alunos às salas de aula.

O que exatamente, foi decidido, ninguém sabe.

O que resta são suposições que cada um pode fazer, exatamente pela falta de clareza da indecisão tomada.

Exatamente depois que o único vôo internacional foi suspenso pelo governo português, sem que tivesse  havido nenhum controle sanitário dos que chegavam das viagens européias e epicentros das áreas contaminadas, saiu o primeiro decreto de restrição às atividades, trazendo uma piada que não provocou risos, tão grande era o medo e trágica, a perspectiva.

Mandava  suspender as aulas de todas as escolas que já estavam suspensas há mais de um mês. Exatamente, pela greve dos professores e tantas rodadas de negociações sindicais.

Com todas as atenções voltadas para o enfrentamento médico da doença avassaladora, a primeira ideia do governo foi atuar junto ao consórcio da confederação equatorial dos governadores de esquerda, exatamente, para reafirmar independência do poder central e mostrar maior eficiência e capacidade de ação.

O que daria mais visibilidade, exatamente, o hospital de campanha não chegou a ser armado e a compra de respiradores com recursos do tesouro estadual terminou em BO numa delegacia de roubos, furtos e defraudações da Baixa do Sapateiro. E um prejuízo de 5 milhões de reais.

O apoio do Ministério da Saúde, apesar de Mandetta, das trocas dos titulares, do breve e da efetivação do general da ativa na reserva, foi o que exatamente, norteou o que pôde ser feito.

Além do somatório de baixas diárias e as súplicas  de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel, sabão nas mãos e blá-blá-blá.

Uma estória que será contada exatamente em dois capítulos, antes do final, a ser exibido em 2022.

De exatamente quantos equipamentos médicos o governo pode exibir notas fiscais de compra.

Quais exatamente foram as taxas de recuperação dos doentes críticos assistidos nos novos leitos, comparados com os que funcionavam antes, em número insuficiente.

Com o fim social do isolamento, esperava-se da segunda governadora-professora, exatamente pela sua origem popular, uma decisão clara, objetiva e firme sobre o ano letivo.

A vasta experiência acumulada na reposição das aulas depois de tantas greves era exatamente a esperança de uma solução para recuperar o tempo e os conhecimentos perdidos.

Nem o programa de governo importado foi lembrado. Exatamente quando rezava: Vamos assegurar acesso, permanência e formação em todas as dimensões, níveis e modalidades, para crianças, adolescentes, jovens e adultos e idosos do PI, digo RN.

Tudo que se deixou saber é que as escolas não mais abrirão neste ano, sem exatamente ter sido anunciada a data de início do próximo ano letivo.

Na aridez das ideias, o senhor tempo trará uma única alternativa ao que se  perdeu.

Exatamente,  a aprovação automática e os conteúdos acrescidos em módicas prestações bimestrais  ao currículo do ano que só estreará quando mais próximo da normalidade chegarmos.

Saber que há um rumo e um caminho a ser tomado, é exatamente o que se espera dos governantes.

C8BE5F5F-FB0B-45C9-9C12-70471E65EDA5

 

 

2 thoughts on “EXATAMENTE, GOVERNADORA

  • Noviniel

    Está na hora dessa senhora mostrar serviço!

    Resposta
  • Josimar Alves da Costa

    Texto excelente, parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *