16 de abril de 2024
Arte

Exposição “Bordado de Caicó – tradição, beleza e arte” está aberta ao público na Cidade da Criança

 

A exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte” abriu para convidados nesta terça-feira , 10, na Cidade da Criança e promete transformar o local em mais uma opção para exposição de arte na capital potiguar. 

Uma parceria do Governo do RN com o Sebrae.

A mostra já passou pelo Rio de Janeiro,  agora se encontra em Natal. Da capital, parte para a Casa do Artesão do Seridó, em Caicó-RN. 

Produzido por artesãs de doze cidades do Seridó no Rio Grande do Norte – Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco – a tradição do bordado remonta ao século 19, vindo de Portugal ao interior do RN, mas que foi ganhando características próprias, identificado também pela fauna e flora locais. 

SIGNO DE PROCEDÊNCIA – MADE IN CAICÓ 

O bordado do Seridó  recebeu em 2020  o Signo de Indicação de Procedência, entregue pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Signo foi solicitado há anos pelo Comitê Regional de Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS). 

O Signo, que é um selo de qualidade, determina especificações para que o bordado possa ser considerado um bordado do Seridó.

Entre elas está ser produzido em uma das doze cidades do Seridó e possuir doze pontos de bordado determinados: ponto cheio, Richelieu, matiz, costurado, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo, granito, e o rococó (feito à mão).

A exposição está aberta ao público do dia 11 de maio até o dia 11 de junho de 2022, no Centro de Referência do Artesanato (CRARN), dentro da Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, Tirol.

A entrada para a Cidade da Criança custa R$ 2 reais ao público geral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *