25 de abril de 2024
LutoObituário

Faleceu Francisco Teixeira, ex-presidente do Sindicato dos Médicos.

3C98EB81-267E-4C86-B21A-3C65F9FA3C60


Internado há mais de um mês na Casa de Saúde São Lucas, onde foi submetido a cirurgia de urgência para tratamento de infarto mesentérico, faleceu nas primeiras horas de hoje, o Dr. Francisco de Assis Torres Teixeira.

Aprovado no concurso vestibular da UFRN, em 1968, fez parte da famosa turma de excedentes potiguares que encontraram  vagas na Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas.

Fez  residência médica no Iaserj, Instituto de Previdência  do Rio de Janeiro e era membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

De volta a Natal, integrou a primeira turma de plantonistas do Hospital Walfredo Gurgel, como cirurgião geral e chefe de equipe.

Na Secretaria Estadual da Saúde, por muitos anos, foi chefe do Serviço de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Destacada liderança médica, teve intensa participação na Sociedade de Medicina e Cirurgia do RN,  depois, Associação Médica.

Foi conselheiro do Conselho de Medicina e, de 1989 a 1995, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte.

Teve participação na política partidária na década de 1990, candidato a vereador em Natal, pelo PDT e pelo PCdoB.

Teixeira, nos últimos anos trabalhou no Iprevinat e como auditor da Unimed, onde  também foi chefe do serviço.

Com intensa participação na comunidade,  pertencia ao movimento religioso, Encontro dos Casais com Cristo.

Casado com a dermatologista Maria das Graças Teixeira, deixa três filhos, Camila e Jovanka, arquitetas e André, farmacêutico-bioquímico  e estudante de Medicina, e netos, o mais velho, Felipe, também universitário de Medicina.

                                       ***

O autor deste breve obituário perde além de um colega e companheiro muito próximo, o referencial de vidas  que depois de se cruzarem, caminharam em paralelo desde que foi seu estagiário no velho walfra.

Saudades, parceiro.

8BBE19B9-0E7B-4E28-B65B-E128CF230004

5 thoughts on “Faleceu Francisco Teixeira, ex-presidente do Sindicato dos Médicos.

  • João M Marinho/ médico / Joca

    Gente de primeiríssima qualidade, amigo, bem humorado, sempre pronto a ajudar, essa é a imagem que guardo do meu amigo Teixeira. Me chamava carinhosamente de Joinha. Vai o homem fica o exemplo de dedicação e amizade. Vá descansar com Deus meu amigo. Pra nós ficam a saudade e as orações.

    Resposta
  • Soraya pessoa

    Lamentável, eu como instrumentadora cirúrgica o assistie em várias cirurgias, profissional de excelência, humano ímpar, Dr Teixeira. PRESENTE.

    Resposta
  • Eliete

    Profissional íntegro e competente , que Deus dê a luz e o descanso eterno a alma dele e conforte os corações dos familiares

    Resposta
  • AFRANIO CEZAR SARAIVA CASIMIRO

    LAMENTÁVEL A PARTIDA DO NOSSO COMPANHEIRO DO VELHO “WALFRA”; COMO MORO DISTANTE, SOMENTE HOJE, NESSE MOMENTO , ESTOU SABENDO.MEUS SINCEROS SENTIMENTO AOS SEUS FAMILIARES.

    Resposta
  • GENILTO RAMALHO DO AMARAL AMARAL

    Lamentável notícia, recebida agora, sobra a morte de Dr Teixeira. Eu vivi uma parte de minha vida com ele, nos idos dos anos 60, conhecia todos da sua família, morávamos perto na rua João Carlos, no alecrim, e chegamos a trabalhar em uma sapataria, como vendedor. Ótimo colega de trabalho. Hoje, eu moro em Salvador BA, onde vim morar e trabalhar desde 1982, mas a lembrança de minha juventude, permanece voltada para Natal, onde tenho meus familiares e minhas raízes. Me intristeceu muito esta notícia e mando meus pêsames a família, mesmo atrasada. E, que Deus continue confortando o coração desta família!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *