29 de março de 2024
CoronavírusImprensa Nacional

FDA faz alerta sobre Ivermectina : “Você não é cavalo, você não é vaca, parem com isso…”

976307_df1e344f98a16db

Da Folha de São Paulo 

A droga antiparasitária ivermectina, comumente usada para o gado, não deve ser usada para tratar ou evitar a Covid-19, disse no sábado (21) a FDA (agência de alimentos e medicamentos dos EUA).

A advertência veio um dia depois que o Departamento de Saúde do estado do Mississipi emitiu um comunicado semelhante em resposta a relatos de que um número crescente de pessoas nesse estado estavam usando o medicamento para evitar a infecção por Covid.

Alguns estudos no ano passado promoveram o uso dessa droga contra a Covid, principalmente na América Latina, e a Fox News divulgou as conclusões de alguns desses estudos.

Mas os Institutos Nacionais de Saúde disseram em fevereiro que a maioria dos estudos relacionados à ivermectina e ao coronavírus tem informação incompleta e limitações metodológicas significativas, incluindo amostragens de tamanho reduzido e medidas muitas vezes obscuras dos resultados dos estudos.

No Mississipi, onde apenas 37% da população está totalmente vacinada, mais de dois terços dos chamados recentes feitos ao centro de controle de intoxicações do estado se relacionaram à “ingestão de fórmulas de ivermectina para gado ou animais compradas em centros de suprimentos para gado”, disse o Departamento de Saúde em um comunicado de imprensa.

Dos que relataram a ingestão de ivermectina, 85% tiveram sintomas leves e uma pessoa foi instruída a buscar avaliação mais completa por causa da grande quantidade que teria tomado, segundo o órgão de saúde.

A ivermectina, que também é formulada para uso por seres humanos contra vermes parasitas, tinha sido promovida de maneira polêmica como um potencial tratamento contra Covid-19 no início da pandemia, mas estudos recentes concluíram que a eficácia da droga contra o coronavírus é reduzida, e a FDA não a aprovou para tratamento de Covid-19.

No Twitter, a FDA foi mais insistente em sua advertência.

“Você não é um cavalo”, disse o órgão.

“Você não é uma vaca.

Sério, vocês todos. Parem com isso.”

A FDA disse que recebeu diversos relatos, incluindo alguns da Louisiana, de pessoas que “precisaram de apoio médico e foram hospitalizadas depois de se automedicarem com ivermectina destinada a cavalos”.

“Tomar grandes doses dessa droga é perigoso e pode causar danos sérios”, disse a FDA.
O Departamento de Saúde do Mississipi alertou os moradores de que “drogas veterinárias são altamente concentradas para animais grandes e podem ser altamente tóxicas em humanos”.

Alguns sintomas associados à toxicidade da ivermectina são vermelhidão da pele, náusea, vômito, dor abdominal, distúrbios neurológicos e hepatite potencialmente grave que pode exigir hospitalização, disseram as autoridades de saúde.

O estado do Mississipi, que teve um aumento de casos de Covid recentemente, relatou 5.048 casos na sexta-feira. Os índices de hospitalização e de morte também estão aumentando.

DO TL

Natal foi uma das capitais brasileiras que mais incentivou o uso da Ivermectina como tratamento adequado no tratamento precoce da Covid-19.

Os estudos divulgados contrários ao tratamento nunca foram suficientes para inibir a prescrição de uma corrente de médicos respeitada na capital potiguar.

Apesar do estímulo e ao uso, a taxa de ocupação em leitos Covid e de UTI só apresentou decréscimo considerável no segundo semestre deste ano, quando o aumento de vacinação em pessoas idosas e com comorbidades avançou.

One thought on “FDA faz alerta sobre Ivermectina : “Você não é cavalo, você não é vaca, parem com isso…”

  • Domicio Arruda

    O leitor do TL comenta:

    Nos Estados Unidos, exceção dos poucos medicamentos sintomáticos, toda compra em farmácia é feita sob prescrição médica.

    Lá como cá, vacas recebem doses cavalares, injetáveis e profiláticas de Ivermectina

    Aqui, quando o remédio pra piolho passou (por pouco tempo), a ser vendido com retenção da receita médica, os estoques das pet shops esgotaram.

    Como as doses dos cachorros são semelhantes às dos melhores amigos, deve ser a explicação porque não houve um único relato de intoxicação pelo vermífugo em nosso estado, um dos campeões de consumo.

    Os “big labs” americanos já testam novos remédios para tratamento das formas iniciais da doença.

    Enquanto não se dispõe de vacina totalmente imunizante, independente do número de doses, vacinados ou não, estarão adoecendo.

    O tratamento precoce vai sobreviver à CPI da Cloroquina e render ainda muito assunto e controvérsia.

    Proteja-se, tome a vacina, mas se adoecer, cuide logo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *