24 de abril de 2024
Coronavírus

Gestantes devem ser vacinadas contra Covid

E3129661-E1F2-41B7-90B1-D4FF7D6D6D94

Por David Hogberg para o Washington Examiner, em 11/08/2021

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram nesta quarta-feira que as mulheres grávidas devem receber a vacina COVID-19.

Anteriormente, a agência disse que as mulheres grávidas eram “elegíveis” para a vacina.

O CDC baseou sua atualização em novas descobertas de pesquisa de que não há risco aumentado de aborto espontâneo para mulheres grávidas que recebem uma vacina de RNA mensageiro no início da gravidez.  Para as mulheres que recebem no final da gravidez, o CDC não encontrou nenhuma preocupação de segurança para as mulheres ou seus filhos ainda não nascidos.

“Em uma nova análise dos dados atuais do registro de gravidez, os cientistas não encontraram um risco aumentado de aborto espontâneo entre as pessoas que receberam uma vacina de COVID-19 com RNA mensageiro antes das 20 semanas de gravidez. Isso aumenta a evidência crescente de segurança  dessas vacinas “, disse o CDC.

De acordo com dados do CDC, apenas cerca de 23% das mulheres grávidas foram vacinadas.

Pesquisas do CDC e do Journal of the American Medical Association encontraram um risco maior de doença grave para mulheres grávidas que contraíram COVID-19.

A nova recomendação do CDC foi impulsionada não apenas pelos novos dados, mas também pela baixa taxa de vacinação entre mulheres grávidas e o atual aumento da variante delta.

“Em conjunto, era o momento certo para apresentar uma recomendação mais forte para aumentar as taxas de vacinação em mulheres grávidas e, esperançosamente, protegê-las contra Covid-19,” disse Sascha Ellington, chefe da equipe de preparação e resposta a emergências na Divisão do CDC  da Saúde Reprodutiva.

TL Comenta:

No Brasil, as últimas orientações do Ministério da Saúde sobre a vacinação de gestantes e puérperas são para imunizar todas sem comorbidades, a partir dos 18 anos.

A expectativa é atender mais de 2,5 milhões de mulheres nessa etapa da imunização, o público alvo mais resistente.

A pasta também orientou que os imunizantes aplicados em gestantes devem ser o da Pfizer e a CoronaVac, que não possuem vetor viral.

Já as da AstraZeneca e Janssen não são recomendadas  por usarem o vetor viral.

O ministério também aconselha que  a segunda dose da AstraZeneca deve ser substituída pela da Pfizer ou CoronaVac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *