24 de abril de 2024
Coronavírus

Governador do Pará é o segundo alvo da PF na compra de respiradores

whatsapp-image-2020-06-10-at-063817_100620202040

Do Radar na Veja 

O primeiro foi o do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Helder Barbalho e em endereços de outros 14 investigados.

As buscas também são realizadas no Palácio dos Despachos (sede do Governo do Pará) e nas Secretarias de Estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil do Estado do Pará.

São cumpridos 23 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ no Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

Os investigados são suspeitos de crimes de fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e passiva, prevaricação e lavagem de dinheiro.

O governo de Helder Barbalho divulgou nota há pouco para dizer que apoia as investigações e tem colaborado para solucionar os problemas causados na compra irregular de respiradores.

“Em nome do respeito ao princípio federativo e do zelo pelo erário público, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação”, diz o governo paraense.

Segundo a gestão de Barbalho, “o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do governo do estado”. “Além disso, o Governo entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos”, registra a nota.

Uma das principais pedras no sapado de Jair Bolsonaro na condução errante do combate ao coronavírus pelo governo federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é comandado pelo secretário de Saúde do Pará, o ex-ministro Alberto Beltrame, um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta.

O órgão vinha batendo de frente com as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, sob o comando indireto de Bolsonaro. No caso do apagão dos números de mortes na pandemia, por exemplo, Beltrame bateu duramente no governo federal.

“Essas informações são propriedade do povo brasileiro, não dos estados e nem do Ministério, que tem o direito inalienável de ter conhecimento dessa informação”, disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

O Conass, que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou neste domingo um portal “paralelo” para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país.

One thought on “Governador do Pará é o segundo alvo da PF na compra de respiradores

  • observanatal

    Se quem desvia dinheiro público deve ser punido, quem desvia, se aproveita em plena pandemia, com milhares de brasileiros mortos, não tem que pagar apenas devolvendo o dinheiro, tem que ser eliminado da vida pública em todos os graus. Se o Brasil fosse sério, essas pessoas não teriam na política sequer parentes e aderentes até 3° grau. Pena que isso aqui é uma esculhambação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *