27 de março de 2024
Nota

Governadora professora não dá uma palavra sobre a reprovação da Educação do RN

Os números foram destaque no Jornal Nacional da última sexta-feira e estão hoje na Tribuna do Norte.

O RN não está bem na foto quando o assunto é educação.

Tem as piores marcas de evasão escolar, ou seja, de aluno fora de sala de aula e de reprovação.

São números incontestáveis e não acusação vazia de uma oposição insana.

Está posto e é mais chocante porque o RN pela primeira vez é governador por “uma professora de origem popular”, que nada diz ou se manifesta sobre este quadro sofrível de nossa História.

Zero indignação, zero explicação, zero empatia, zero compromisso com uma causa que sempre foi dela, a sindicalista professora que tinha uma bandeira também inquestionável e legítima.

O Rio Grande do Norte registrou a maior taxa de reprovação (10,7%) e abandono escolar (14,7%) do Ensino Médio em todo o Nordeste.

Na outra ponta, a taxa de aprovação é a menor da região (74,6%).

O Estado tem a segunda menor taxa de aprovação do País, com aproveitamento melhor apenas do que o Pará, que registrou índice de 73,3%.

Em relação ao abandono de estudantes do Ensino Médio, o Rio Grande do Norte está em segundo lugar no ranking nacional. A taxa do Estado, de 14,7% só não é pior do que o índice do Pará, que registra 15,6% de abandono escolar.

Em se tratando de reprovação, o Estado está em sexta colocação no Brasil. Com desempenho pior do que o RN, que tem índice de 10,7%, estão Amapá (15,4% ), Mato Grosso do Sul (13,8%), Mato Grosso (12,3%), Santa Catarina (12,1%) e Distrito Federal (11%).

Com a palavra o secretário Getúlio Marques, que responsabiliza a crise econômica herdada do Governo anterior:

“Em 2019, tivemos dificuldade financeira.

O Estado estava em situação de calamidade e tivemos que investir menos em algumas áreas.

Com isso, um grande número de alunos ficou prejudicado na pandemia, especialmente aqueles de cidades com pouca estrutura.

Muitos não tiveram acesso à internet e, para isso, nós utilizamos a televisão, que não teve o mesmo impacto”.

Mas a promessa não promete ser solução nos próximos dias/meses.

Para buscar reverter o cenário, o secretário Getúlio Marques sublinha que programas de busca estão sendo empreendidas no sentido de trazer o estudante de volta à sala de aula. No que diz respeito aos níveis de aprovação e reprovação escolar, a aposta é em formação para os professores e em tecnologia.

E se é pra falar de retrovisor, convém lembrar o que a professora candidata, Fátima Bezerra (PT) prometia para Educação em 2018:

Vou ajudar aos municípios, para que tenhamos mais creches, mais ensino fundamental, mais educação de tempo integral. E, para tanto, nós vamos lutar incansavelmente pelo novo Fundeb, para que os estados e municípios, especialmente do Nordeste e do Norte, possam cumprir com as metas de expansão, fortalecimento e melhoria da qualidade da educação no nosso estado”.

O FUNDEB saiu do papal, foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o resto segue como dantes. Aliás, pior.

O que será que vai prometer para Educação do RN a governadora professora candidata a reeleição ?

2 thoughts on “Governadora professora não dá uma palavra sobre a reprovação da Educação do RN

  • Pedro Artur

    Alguem esperava alguma coisa boa dessa Sra…… kkkkk isso eh PT gente acorda , PT e Bolsonaro eh um zero a esquerda acorda POVO.

    Resposta
  • Pedro Artur

    Alguem esperava alguma coisa boa dessa Sra…… kkkkk isso eh PT gente acorda , PT e Bolsonaro eh um zero a esquerda acorda POVO. esse comentario por favor

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *