19 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Governadores assumem lugar de oposição ao presidente Bolsonaro

Do Estadão 

A reação dos governadores a Jair Bolsonaro chegou tarde, mas teve, ao menos, o mérito de preencher o espaço deixado por uma oposição ainda desnorteada pela traulitada tomada nas eleições do Congresso. 

Em campanha aberta pela reeleição, Bolsonaro aproveitou o domingo e saiu na frente, dando forma à narrativa de que Estados e municípios são os responsáveis pelo desastre sanitário no País.

Mexeu as peças, lançou um monte de números enganosos, mobilizou a militância bolsonarista e obrigou os prejudicados a correrem atrás de sua mentira.

 A nota dos governadores diz que Bolsonaro “parece priorizar criação de confronto”. Ainda não ficou claro que a essência do “bolsonarismo” é justamente criar e alimentar conflitos?

NO VÁCUO, PROTAGONISMO DO CONGRESSO

 Na impossibilidade de contarem com o governo federal, prefeitos e governadores começam a pressionar seus deputados e senadores para que o Congresso assuma o protagonismo na estratégia de combate à covid-19, inclusive nas medidas de isolamento e no controle da vacinação.

Uma das ideias em marcha é: 15 dias de lockdown em todo o País.

Os secretários de Saúde querem que o Congresso defina por lei gatilhos para lockdown (exemplo, com 85% de ocupação dos leitos). Mas há dúvidas se há força política para tanto na Câmara com Arthur Lira (PP-AL).

One thought on “Governadores assumem lugar de oposição ao presidente Bolsonaro

  • observanatal

    Agora? Até ser liberado comprar vacinas, só Dória fazia barulho. Que gente covarde.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *