25 de abril de 2024
Pesquisa

Governo Bolsonaro na pandemia atinge maior reprovação; 54%

naom_5c35b99c55cb0

Da Folha 

A rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia da Covid-19 disparou ao maior nível desde que a crise sanitária começou, há um ano.

Segundo o Datafolha, 54% dos brasileiros veem sua atuação como ruim ou péssima na semana em que foi apresentado o quarto ministro da Saúde de seu governo.

Na pesquisa passada, realizada em 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.

Na rodada atual do Datafolha, o índice daqueles que acham sua gestão da crise ótima ou boa passou de 26% para 22%, enquanto quem a vê como regular foi de 25% para 24%. Não opinaram 1%.

 O instituto ouviu por telefone 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Consideram o presidente o principal culpado pela fase aguda da pandemia, que já matou mais de 280 mil no país e vê um colapso nacional do sistema de saúde devido ao pico de infecções, 43% dos ouvidos.

Já os governadores de estado, que em grande parte têm se batido com o governo federal por defenderem medidas mais rígidas de isolamento social, são vistos como culpados por 17%. Prefeitos ficam com 9% das menções.

DO TL 

A mudança do Ministro da Saúde confirma o sentimento que a cúpula do Governo já sabia que algo que precisava mudar, nem que fosse para convencer que o problema estava no comando do General Pazuello, que ficou evidenciado pela procrastinação na compra de vacinas contra Covid-19.

Agora, o paraibano Marcelo Queiroga diz que vai dar continuidade ao que o antecessor fez.

Resta saber até que ponto. O Governo ainda conta com 22% que aplaudem a condução da pandemia. Uma cepa difícil de ser compreendida para qualquer Comitê Científico do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *