17 de abril de 2024
Coronavírus

Associação Médica Americana e grupos farmacêuticos vão à guerra contra a Ivermectina

DABC261E-2E89-4863-B23C-AB7C1D2C7F3F

Fonte: MSNBC, 1 de setembro de 2021

A American Medical Association (AMA) está tomando uma posição firme contra a Ivermectina, juntamente com a American Pharmacist Association e a Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde.

Eles estão pedindo aos profissionais de saúde que  parem de usar o medicamento no tratamento da  COVID-19.

“A Ivermectina não se mostrou eficaz para o vírus COVID-19”, disse o Dr. Gerald Harmon, presidente da AMA, ao comentarista Chris Hayes da rede de notícias MSNBC. 

Harmon, entende “o zelo” por abraçar drogas como Ivermectina e Hidroxicloroquina para uso off-label, mas “agora a coisa mais segura para fazer é itilizar os esquemas atualmente aprovados. Se precisar de mais tratamento, há segurança comprovada com os  tratamentos bem aprovados. ”

A Ivermectina é um medicamento vermífugo para animais, que também trata piolhos e doenças raras da pele.

Muitos médicos relataram sucesso ao usá-lo para COVID-19;  um ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo em fevereiro de 2021 também indicou que um curso de cinco dias da droga ajudou a tratar pacientes com COVID-19 leve.

Isso não é suficiente para a AMA, no entanto.  Em seu site, a AMA condena o aumento das prescrições do medicamento para uso ambulatorial e alerta para possíveis efeitos colaterais.

A mesma página também diz que é “vital” para todos obterem uma vacina COVID-19, e que o FDA e o CDC alertam contra o uso de Ivermectina como tratamento COVID.

À MSNBC, Harman disse que a ivermectina é ilegal para os médicos americanos prescreverem, mas se eles fizerem isso de qualquer maneira, devem incluir seus pacientes em  ensaio clínico.

A AMA juntou-se às entidades farmacêuticas  em uma declaração pública, onde “se opõem fortemente à solicitação, prescrição ou dispensação de Ivermectina para prevenir ou tratar COVID-19 fora de um ensaio clínico.”

TL Comenta:

A Associação Médica Brasileira deixa ao livre arbítrio e responsabilidade dos médicos, as prescrições.

Na vida real brasileira, a Ivermectina continua sendo utilizada, comprada livremente, sem retenção de receita médica, em qualquer farmácia para humanos, e defendida, com vigor,  na CPI,  pelo senador gaúcho e agrônomo, Luís Carlos Heinze.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *