29 de março de 2024
História

Há 130 anos cidade de Imperatriz passou a ser Martins.

martins2

Neste sábado completa 130 anos que a cidade de Imperatriz, no Rio Grande do Norte, mudou seu nome para Martins. Antes a cidade havia sido chamada de Maioridadede, quando foi emancipada de Portalegre, em 1841.
Localizado no interior do Rio Grande do Norte, Martins, fica a uma distância de 380 quilômetros de Natal. Com uma área territorial de 169 quilômetros quadrados, sua população no censo de 2010 era de 8 218 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

HISTÓRIA

O município foi emancipado de Portalegre em 1841, com a denominação de Maioridade, em alusão ao “Golpe da Maioridade”, ocorrido no ano anterior.O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu a D. Pedro II o cargo de imperador quando ele tinha 14 anos, em 1840. Oficialmente chamado de Declaração de Maioridade,
Seis anos depois, a denominação da cidade norte-riograndense foi alterada para Imperatriz e, desde 1890, tornou-se definitivamente Martins, em referência a Francisco Martins de Roriz, fundador da capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje igreja do Rosário.

Localizado a uma altitude de mais de 700 metros de altitude em relação ao nível do mar, Martins recebe as alcunhas Princesa Serrana e Campos do Jordão do Rio Grande do Norte, devido ao seu clima considerado agradável, em contraste com o clima semiárido das vizinhanças, podendo chegar a 15 °C nos meses mais frios. Nessa época do ano a cidade realiza um festival gastronômico de rua, considerado o maior do estado.

Um dos principais destinos turísticos do interior potiguar, Martins se destaca no turismo de aventura, abrigando a segunda maior caverna de mármore do país, a Casa de Pedra, com 100 metros de comprimento. No ramo cultural destaca-se, além do festival gastronômico, a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, realizada a partir do final de dezembro, estendendo-se até o início de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *