19 de abril de 2024
CULTURA

Herdeiros de Nevaldo Rocha conhecem casa que o avô nasceu em Caraúbas

O relato é de Marcela Kanner, neta de Nevaldo Rocha e diretora da Riachuelo, que vem se dedicando a um documentário sobre a vida do avô – um exemplo de sucesso para todos os brasileiros.

Ao lado do irmão Gabriel e da mãe Lisiane, Marcela realizou um sonho em Caraúbas, cidade do oeste potiguar:

Ontem realizei um grande sonho, conhecer a casa que meu avô nasceu, na área rural de Caraúbas, sertão do RN.

Foi muito impressionante imaginar a vida dele e dos irmãos ali, dormindo em redes, sem banheiro, com pouca água e comida. 

Também fiquei imaginando como aquele menino, que não conhecia o mundo além daquele local, teve a ideia e a coragem de sair de casa, sozinho, aos 12 anos, com o sonho de uma vida melhor.

Vendo de perto suas origens, vi que faltou perguntar tanta coisa pra ele …

Queria saber como ele imaginava a vida lá fora, como, de fato ele saiu de lá (andando? conseguiu uma carona?), como era a rotina de 5 meninos nesse lugar tão remoto…

Essas e muitas outras dúvidas permanecerão, mas nunca senti tanto a força do ditado “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

A frase do citada cineasta Jean Maurice Cocteau – surrealismo francês- diz muito sobre a vida inspiradora de “seu Nevaldo”.

O homem que não perdeu o sotaque, que ganhou o mundo com suas raízes vivas e que mostrou ser possível chegar lá sem perder a essência. Os sonhos.

Hábitos simples revelados nas roupas e sapatos.

Um viajante de carona ou a pé que parece ter nascido sabendo que a vida é passageira..

Que o legado é só o que se faz – pelo outro – porque é o que vai precisar para o caminho de volta.

2 thoughts on “Herdeiros de Nevaldo Rocha conhecem casa que o avô nasceu em Caraúbas

  • Wellington Camilo da Silva

    Estive na Casa do Sr Nevaldo Rocha localizada na cidade de Caraúbas pois a família de minha esposa e de la e o Sr Nevaldo Rocha ia sempre pescar no acude que ficava na propriedade da família dela, quando o mesmo era jovem, fiquei encantado na verdade com a atitude da neta, que não desprezou o passado de seu estimado Avo repleto de dificuldades e desafios mas vencidos com perseverança e inteligencia, parabéns a Marcela Kanner pela iniciativa tenho certeza que ele esta muito orgulhoso de você.

    Resposta
  • PedroArtur

    Seu Nevaldo , cidadao do mundo , humildade foi o que fez esse grande cidadao chegar a onde chegou, liçao para muitos que nao sao nada , mas acreditam que podem tudo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *