24 de abril de 2024
Coronavírus

HIDROXICLOROQUINA AMERICANA

81F3033F-6835-4489-BA5B-863E30187570
Fonte: The New York Times

A Casa Branca anunciou neste domingo que os Estados Unidos entregaram dois milhões de doses de hidroxicloquina ao Brasil para uso na luta contra a pandemia de coronavírus.

Os dois países estão iniciando um esforço conjunto de pesquisa para estudar se o medicamento é seguro e eficaz para a prevenção e tratamento precoce  de Covid-19.

O anúncio ocorre após meses de controvérsia sobre a droga que o presidente Trump promoveu agressivamente, apesar da falta de evidências científicas de sua eficácia como tratamento para o Covid-19.  Trump surpreendeu os especialistas em saúde pública ao dizer que estava tomando o medicamento.

As doses doadas serão usadas como profiláticas “para ajudar a defender” enfermeiras, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra infecções, e também serão usadas para tratar brasileiros que são infectados, disse a Casa Branca.

A hidroxicloroquina é amplamente usada na prevenção da malária e no tratamento de certas doenças auto-imunes, incluindo artrite reumatóide e lúpus, e muitos médicos consideram seguro.  Mas a Food and Drug Administration alertou que pode causar arritmia cardíaca em alguns pacientes.

Pesquisas iniciais no Brasil e em Nova York sugeriram que isso poderia estar relacionado a um número maior de óbitos entre pacientes hospitalizados.

Mais recentemente, uma revisão de um banco de dados hospitalar publicado por uma revista médica influente, The Lancet, concluiu que o tratamento de pessoas que têm Covid-19 com cloroquina e hidroxicloroquina não ajudou e pode ter aumentado o risco de ritmos cardíacos e morte anormais.

Mas na semana passada, mais de 100 cientistas e clínicos questionaram a autenticidade desse banco de dados.  Alguns pesquisadores dizem que a hidroxicloroquina mostra-se promissora como possível profilático ou tratamento nos estágios iniciais do Covid-19, e vários ensaios clínicos – incluindo um realizado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas – estão tentando responder a essas perguntas.  Em meio ao tumulto, dizem os especialistas, a pesquisa legítima foi prejudicada.

TL Comenta:

Mesmo com a notícia do recebimento de 38 mil comprimidos de Hidroxicloroquina do Ministério da Saúde, o Governo do RN ainda não  adotou nenhum protocolo para a profilaxia ou tratamento nas fases iniciais da Covid-19.

3 thoughts on “HIDROXICLOROQUINA AMERICANA

  • observanatal

    Doutor, e esse remédio japonês, Avifavir, modificado e adotado pelo governo russo?

    Resposta
    • Domicio Arruda

      Os antivirais são medicamentos caríssimos e de difícil acesso.
      Vamos aguardar.
      Nos Estados Unidos, estão usando o remdesivir. Uma dose custa 900 dólares.

      Resposta
      • observanatal

        Por isso é bom perguntar a quem sabe.
        Vamos aguardar, alguma solução há de vir.

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *