29 de março de 2024
História

Hoje é o centenário do médico José Tavares

 

X-37Hoje é o centenário de nascimento do médico José Tavares da Silva, um dos grandes nomes da Medicina do RN.

Em 14 de dezembro de 1900, nasce José Tavares da Silva, filho de João Félix da Silva e Dona Marquilina Tavares da Silva. Em sua trajetória estudantil, foi discente de instituições como o Colégio Diocesano Santo Antônio e o Atheneu Norte-Rio-Grandense.

No ano posterior, matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1930 (e, posteriormente, em 1947) foi nomeado Diretor do Departamento de Saúde Pública. Foi chefe do Serviço do Pronto Socorro e chefe da Clínica do Hospital Miguel Couto, atualmente o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – HUOL/UFRN.

UM PIONEIRO

Foi fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio Grande do Norte, além de Diretor-Presidente da Casa de Saúde São Lucas e Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Norte.

Na UFRN, assumiu as disciplinas de Anatomia para as Faculdades de Farmácia e Odontologia bem como a disciplina de Clínica Cirúrgica para a Faculdade de Medicina. Ocupou ainda a cadeira de número 38 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras,

One thought on “Hoje é o centenário do médico José Tavares

  • Anadila (filha de Dr Luiz Antonio ! )

    Parabéns a Tribuna do Norte por manter viva a memória dos grandes vultos que contribuíram na construção da cultura do Rio grande do Norte e do bem estar da população Norte Rio Grandense

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *