29 de março de 2024
Coronavírus

Hoje faz 38 dias da mais furada previsão da pandemia no RN

th

No dia 7 de Abril último, há apenas 38 dias, o Secretário da Saúde, médico Cipriano Maia, anunciou o resultado de estudos sobre o ataque do coronavirus no Rio Grande do Norte, numa previsão à curtisismo prazo:

Até 15 de Maio (HOJE), ele disse, o número de mortos pelo Coronavirus no RN chegaria a 11.378.

O número de infectados alcançaria a 2,6 milhões de norte-rio-grandenses (dois terços da população do Estado).

O Sistema da Saúde Pública estaria em colapso total.

EM NOME DA CIÊNCIA

Num momento em que o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, convocava a imprensa diariamente para apresentar o placar da pandemia, aqui repetia-se o script e o Secretário da Saúde, Ciprino Maia lançou as previsões em nome da ciência.

O estudo matemático foi foi realizado pela equipe do professor José Dias do Nascimento, da UFRN, que adotou o modelo “Mosaic” desenvolvido no Imperial College, de Londres, e que contou ainda com a participação do especialista em gestão hospitalar, médico Ricardo Volpe.

CIDADE DESPREPARADA

Na Prefeitura de Natal, a divulgação provocou um outro tipo de preocupação: – A cidade não estava preparada para sepultar tantos mortos.

Felizmente, o número de mortos ainda não passou da primeira centena. E o dr. Ciprino desistiu de falar aos jornalistas, passou a missão ao seu adjunto, dr. Petrônio Spinelli. No Brasil todo todo, na casa dos 13 mil mortos

One thought on “Hoje faz 38 dias da mais furada previsão da pandemia no RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *