18 de abril de 2024
Coronavírus

Hong Kong matará 2.000 animais de estimação, enquanto autoridades chinesas culpam a propagação do Covid-19 em animais e pacotes importados

5039DD8B-3BCF-43D0-AC2E-D3D8E85ED5D0
Autoridades de saúde de Hong Kong entram em uma petshop  para abater animais de estimação e desinfetar a loja, em Causeway Bay, em 18 de janeiro de 2022. (Sung Pilung/The Epoch Times)


Eva Fu, para o The Epoch Times,, em 18 de janeiro de 2022

Autoridades de Hong Kong estão matando hamsters aos milhares depois de declarar os roedores responsáveis pela disseminação do Covid-19.  Enquanto isso, na China continental, a culpa foi colocada nas embalagens de correio internacional.

Como um dos últimos grandes redutos do mundo de uma abordagem de tolerância zero ao vírus, a China está divulgando teorias incomuns sobre a origem das cepas emergentes de Covid–19, apesar das dúvidas de especialistas estrangeiros sobre a probabilidade de tais alegações.

Em 18 de janeiro, Hong Kong ordenou que 2.000 hamsters, chinchilas, coelhos e outros pequenos animais fossem sacrificados “humanitariamente” depois que um exame de saúde dos roedores encontrou 11 portadores da variante Delta do Covid-19.  Todos eles são hamsters importados da Holanda, de uma pet shop local onde um trabalhador de 23 anos testou positivo para Covid-19.

Embora as autoridades reconheçam que não há evidências claras de que hamsters possam transmitir o vírus para humanos, eles estão dizendo aos donos de animais que compraram hamsters em qualquer loja da cidade a partir de 22 de dezembro para entregar seus animais para abate.  

A morte de animais de estimação em Hong Kong segue medidas de contenção de vírus intensificadas em Pequim, onde as autoridades sugeriram que o correio do Canadá pode ter sido o culpado pelo primeiro caso de Ômicron na cidade.

As autoridades de saúde da cidade observaram como a primeira paciente de Ô­micron, uma mulher de 26 anos, que não viajou para fora de Pequim recentemente, lidou com um pacote enviado do Canadá pelos Estados Unidos e Hong Kong, antes de desenvolver uma dor de garganta dois dias depois.  Eles detectaram a variante Ômicron tanto na parte externa do pacote quanto em seu conteúdo, bem como em outras amostras de correio entregues da mesma origem, disseram as autoridades.

Especialistas em saúde avaliaram os riscos de transmissão do vírus através de superfícies contaminadas como extremamente baixos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o coronavírus em geral “precisa de um animal vivo ou hospedeiro humano para se multiplicar e sobreviver e não pode se multiplicar na superfície das embalagens de alimentos”.

Em outubro de 2020, Pequim disse que um surto na cidade portuária de Qingdao se originou de um carregamento de bacalhau importado.  Em um surto de junho ligado a um mercado atacadista de Pequim, as autoridades apontaram o salmão congelado da Noruega como a causa, citando uma amostra em uma tábua de corte usada para processar o peixe que deu positivo para Covid-19.

Em julho passado, em meio a tensões entre a Índia e a China, Pequim reteve mais de 1.000 contêineres de camarão indiano alegando que a embalagem supostamente continha resíduos de vírus.

Em uma tentativa de desviar o crescente escrutínio sobre o encobrimento de Pequim das origens da pandemia, as autoridades e a mídia estatal apresentaram consistentemente alegações, sem evidências confiáveis, de que o vírus se originou fora do país.  Após uma investigação conjunta de vírus da OMS-China em Wuhan, na China, no ano passado, as autoridades também pediram repetidamente que os esforços de rastreamento de origem começassem fora da China.

As ações de controle da pandemia do regime, no entanto, também ocorreram em um momento particularmente sensível para Pequim.

Menos de três semanas antes da capital do país abrir os Jogos Olímpicos de Inverno, Pequim e cidades em toda a China lutam para acabar com as ondas de infecções por Covid-19.

Centenas de infecções por Ômicron surgiram em várias partes da China, mesmo quando os casos de Delta continuam a aumentar.  Depois que a variante Ômicron estendeu seu alcance a Pequim, no sábado, os organizadores olímpicos cancelaram a venda de ingressos para o público em geral, dizendo que a entrada será reservada apenas para um grupo-alvo de espectadores.

TL Comenta:

Parece que depois do ‘pangolim’, são os ‘hamsters’ que vão acabar pagando o pato de Pequim.

One thought on “Hong Kong matará 2.000 animais de estimação, enquanto autoridades chinesas culpam a propagação do Covid-19 em animais e pacotes importados

  • Beleza, Adorei seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Obrigado pela atenção

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *