24 de abril de 2024
Opinião

Horário Eleitoral vai ser determinante para eleições de Natal

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A expectativa para a 1º pesquisa Ibope com números para Prefeitura de Natal anunciada no RNTV 2ª edição de terça-feira, 6, trazia com ela um sem número de perguntas GPS para o pleito que deve quebrar a frieza apenas esta semana, com o início da propaganda eleitoral de rádio e TV no próximo dia 09.

A liderança do prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) era esperada até pelo mais radical dos adversários. É um fato incontestável até pela aprovação que conquistou desde que assumiu em 2019 a cadeira do prefeito – também bem avaliado – Carlos Eduardo (PDT).

Mas o quê de aprovação se reverte em intenção de voto?

Por aqui, até agora e segundo o IBOPE, um pouco mais da metade = 33%. E os outros 30%? Ninguém sabe para onde foi ou vai.

Eis o grande desafio da turma do marketing do franco favorito nas eleições de 2020.

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Matematicamente, com 33 % Álvaro Dias está empatado dentro da margem de erro com a soma de seus adversários que juntos resulta em 35%.

Ou seja, o jogo começa empatado com um viés de alta para o candidato que disputa à reeleição. E isso também resultado da lógica dos números e não de torcida; os 63% de aprovação da gestão do prefeito.

Uma possibilidade de crescimento de praticamente o dobro do que tem hoje, a partir de seu tempo de TV 3: 46, dois minutos a mais do que o segundo em exposição na telinha, o candidato Sergio Leocádio, com 1:49.

No quesito rejeição, a perspectiva também é melhor para AD que apresentou a 3ª rejeição – 18 – se comparada aos seus mais próximos adversários; Kelps Lima (SDD) tem 24 e Hermano Morais (PSB) tem 20.

Mas o eleitor do TL poderão dizer, ninguém assiste mais Horário Eleitoral na TV.

E as inserções? Álvaro Dias contará com 1.110 comerciais salpicados ao longo da programação normal. O delegado Leocádio terá 538. O principal adversário, Kelps Lima, 99.

Uma equação que fecha e promete um desfecho também previsível; o crescimento do candidato que está na frente, rejeição inexpressiva no contexto,  maior tempo de TV e uma administração aprovada por 63% dos natalenses para mostrar.

Conta que poderá ficar em aberto para um pretenso 2º turno também sem maiores turbulências nas previsões,  a contar com as mesmas variáveis, que só poderiam ser derrubados por um fato novo ou um marketing ineficiente. 

Isso só na próxima rodada,  que mostrará com maior clareza o comportamento do eleitor a caminho das urnas de 15 de novembro.

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