25 de abril de 2024
Coronavírus

Idéia de Fátima Bezerra para ampliar vacinação deverá ser usada com os lotes de Oxford

 

(FILES) In this file photo taken on November 17, 2020 An illustration picture shows vials with Covid-19 Vaccine stickers attached and syringes, with the logo of the University of Oxford and its partner British pharmaceutical company AstraZeneca. - The University of Oxford and drug manufacturer AstraZeneca have applied to the UK health regulator for permission to roll out their Covid-19 vaccine, Health Minister Matt Hancock said on December 23, 2020. "I'm delighted to be able to tell you that the Oxford AstraZeneca vaccine developed here in the UK has submitted its full data package to the MHRA for approval," he said. (Photo by JUSTIN TALLIS / AFP)

Do Estadão 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está recomendando que a vacina da Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca, seja aplicada ao menos num primeiro momento em dose única, e não em duas como sugere o fabricante.

A intenção é que se tenha mais imunizantes para vacinar um maior número de pessoas. O Ministério da Saúde, por outro lado, considera que a imunização deve seguir o que preconiza a Oxford/AstraZeneca.

A aplicação em dose única foi sugerida pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, em entrevista a GloboNews.

“Nós já temos uma comprovação da eficácia de 73% por 120 dias a partir da primeira dose. Tratamos a segunda dose quase como um reforço”, disse na quinta-feira, 21.

“Nossa recomendação, e é um programa que está sendo utilizado pela Inglaterra e pela maioria dos países, é realmente aproveitar essa característica da vacina e fazer uma vacinação mais rápida, para distribuir doses para mais pessoas num primeiro momento, para que a gente possa diminuir a carga viral populacional, e com isso diminuir a transmissão da doença”, sustentou Krieger.

DO TL 

Para quem não lembra essa foi a ideia que a Governadora Fátima Bezerra  quis dar – e foi interrompida – ao falar na reunião com o Ministro Pazuello na última segunda-feira.

Com as vacinas do Butantan não prosperou até porque o espaço entre as duas doses é menor e a segunda precisaria estar reservada para os já vacinados na primeira fase.

Agora, os Estados parecem aderir a ampliação da vacinação. Inclusive o Rio Grande do Norte.

3 thoughts on “Idéia de Fátima Bezerra para ampliar vacinação deverá ser usada com os lotes de Oxford

  • PedroArtur

    Essa Sra eh uma piada , todos sabem que com a vacina da Astra Zeneca e possivel sim , mais com a do butantan na eh possivel , eita governadora de obras pronta, todos os especialistas ja vem falando a tempo sobre essa possibilidade.

    Resposta
  • observanatal

    A ideia dela não foi exatamente essa jornalista. A ideia dela foi aparecer, sugerindo mudar um planejamento que já foi tão difícil de ser “parido”. Antes mesmo da Anvisa se pronunciar, quem estava atento sabia que a segunda dose da Coronavac teria que ser mais curta que a de Oxford. A expectativa é sobre os dados vacina de Jansen, que pode ser dosagem única.

    Resposta
  • PedroArtur

    observanatal , a jornalista repercutiu o que essa Sra publicou em suas redes sociais, Fatima so fala B…… mesmo isso sim

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *