25 de abril de 2024
Pesquisa

Ipespe: Empate técnico entre Lula X Bolsonaro reflete “inferno astral” de Bolsonaro na 2ª onda da pandemia

bolsonaro-lula-o-globo.png
Na disputa pela Presidência em 2022, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão empatados tecnicamente, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje.Bolsonaro tem 27% das intenções de voto, Lula tem 25%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Este é o primeiro levantamento XP/Ipespe desde a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabeleceu os direitos políticos de Lula, o que lhe torna elegível.

Na pesquisa estimulada, aparecem, na sequência, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, com 10%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%; e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), com 6%. Outros candidatos somam 10%. Votos em branco e nulo chegam a 13%.

Antônio Lavareda, cientista político e diretor do instituto, analisou os números e chamou o momento de inferno astral para o Governo Bolsonaro”.Ele fez alguma ponderações sobre o quadro, que valem mais do que os números frios:

Esqueça intenções de voto a 20 meses das urnas. Tentativas de reeleição será plebiscito sobre o presidente. Veja os cinco números da pesquisa divulgada hoje que mostram o inferno astral do Governo Bolsonaro em meio à segunda onda da covid.63% VEEM A ECONOMIA NO RUMO ERRADO contra 27% que dizem que ela está no Rumo Certo. O saldo agora é de – 36 ptos, enquanto em fevereiro foi de -27 pontos.

61 % AVALIAM COMO RUIM OU PÉSSIMA A ATUAÇÃO DO PRESIDENTE NA PANDEMIA, só 18% como Ótima ou Boa . O saldo nessa questão que mês passado era de -30 deu um salto para – 43 pontos.

52% QUEREM QUE O PRÓXIMO PRESIDENTE “MUDE TOTALMENTE A FORMA COMO O BRASIL ESTÁ SENDO ADMINISTRADO” contra 15% que desejam que ele “dê continuidade “. E 29% preferem que ele “ dê continuidade a algumas coisas e mude outras” .

45% AVALIAM COMO RUIM OU PÉSSIMO O GOVERNO EM GERAL. O MAIOR PERCENTUAL DA SÉRIE DESDE JUNHO DO ANO PASSADO. Ótimo/Bom é 30% . Saldo recuou nesse mês de -11 para -15 pontos.

DO TL

Dois números chamam mais atenção; mais da metade dos brasileiros (52%)  deseja mudança de rumo TOTAL na condução do país. E 45% avalia como ruim ou péssimo o Governo em geral.

São sentimentos que precisam mais do que saliva para serem revertidos.

2 thoughts on “Ipespe: Empate técnico entre Lula X Bolsonaro reflete “inferno astral” de Bolsonaro na 2ª onda da pandemia

  • Fabrício melo

    Um número importante nesse momento seria a rejeição e pesquisa não fala nesse quesito que é fundamental para analisar a tendência de crescimento de cada candidato.

    Resposta
  • observanatal

    Bolsonaro não pode estar em inferno astral, afinal, ele vive em inferno constante, podendo ser expulso a qualquer momento pelo capeta.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *