18 de abril de 2024
Bom Saber

Itamaraty lança edital de concurso para diplomata

Em tempos de crise econômica, concurso público volta a ser sonho de estabilidade e bom trabalho para profissionais liberais.

O problema é que a oferta tem sido cada vez mais rara. Hoje, um edital de abertura de uma das carreiras mais promissoras; a de diplomata,

De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatos com deficiência.

O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto).

Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.

Três fases:

Primeira fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte. Esta etapa será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal;

Segunda fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório; e

Terceira fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *