25 de abril de 2024
Comunicação

Jornalismo do RN não liga para sua própria memória

Roda Viva – Tribuna do Norte – 20/03/22

Na semana da morte do renovador do jornalismo do RN, Walter Gomes (renovação desenvolvida há 50 anos nesta Tribuna do Norte), felizmente o professor Geraldo dos Santos Queiroz (ex-reitor da UFRN, ex-deputado Estadual e aluno da primeira turma da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza) conclui um livro indispensável para a preservação do conjunto desta memória.

Uma biografia do editor Carlos Lima, também Secretário de Imprensa do prefeito Djalma Maranhão, em 1964, aluno da primeira turma de Jornalismo, preso acusado de subversivo e suas pelejas posteriores.

A ação pessoal de Geraldo é um refrigério de preservação.

A Fundação José Augusto parece ter vergonha de ter criado a segunda Faculdade de Jornalismo do Brasil (não tem uma só placa registrando os grandes movimentou de combate a ditadura naquele ponto de resistência).

A UFRN, que recebeu a Faculdade, como um curso isolado, não demonstra interesse em conhecer sua história, preservá-la ou divulga-la; e ainda parece ter raiva de quem sabe, desde que afastou os professores locais substituídos por doutores desempregados importados do sul maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *