24 de abril de 2024
Política

José Agripino lembra luta do DEM contra CPMF

e1752cf6-824e-43ff-b2ee-bd40cad8c2e6

O ano era 2007. Ao completar cinco anos de governo, o então presidente Lula  sofreu sua maior derrota quando perdeu no Senado a votação da emenda que prorrogava até 2011 a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Foram 45 votos pela prorrogação e 34 contra – e o governo precisava de pelo menos 49 para manter a cobrança do imposto do cheque. Na época, a oposição comemorava o fim do imposto e o emagrecimento dos cofres do Governo em R$ 40 bilhões por ano.

Em 2010, mais uma tentativa de retorno do Imposto, a oposição aumentou o tom e hasteou a bandeira do “Xô, CPMF”. Na época, Lula dizia que exterminar o DEM do senador José Agripino e os tucanos. Eles resistiram. E subiram o tom contra a manobra do Governo para implementar a cobrança; – “Para nós a volta da CPMF soa como um palavrão e um desrespeito para com a sociedade”, dizia Agripino. Hoje , vendo o protagonismo do seu DEM,  através do presidente da Câmara Rodrigo Maia, na resistência a recriação da mesma CPMF pela turma do Ministro Paulo Guedes, JA registrou em seu Twitter:
Se o Democratas por convicção foi decisivo para evitar a prorrogação da CPMF por que iríamos agora mudar de opinião e votar a recriação de um imposto injusto que não diferencia pobres de endinheirados?

One thought on “José Agripino lembra luta do DEM contra CPMF

  • observanatal

    CPMF, seja com qual nome for, é coisa do capeta. Não para pegar sonegador, para isso já existe método, instituições, para fiscalizar e punir.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *