25 de abril de 2024
História

José Sarney, o Presidente da transição completa hoje 90 anos sem festas

th

José Sarney, o Presidente da República da transição democrática, com a morte do eleito Tancredo Neves, completa, hoje, 90 anos de idade, em Brasília, sem festas, por conta da panergia.

José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa é um advogado, político e escritor brasileiro, que serviu como o 20.º vice-presidente do Brasil durante 1985 e como o 31.º Presidente do Brasil de 1985 a 1990. Nascido em Pinheiro, no Maranhão, Sarney formou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953, mesmo ano onde ingressou na Academia Maranhense de Letras. No ano seguinte, Sarney concorreu ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, mesmo não conseguindo ser eleito, assumiu como suplente em 1955, dando início a sua carreira política.

Em seu governo, Sarney fez planos ambiciosos para tentar reverter a forte Inflação herdada do governo de João Figueiredo. Junto com o ministro da fazenda Dilson Funaro realizou os planos Cruzado e Cruzado II, que congelaram preços com o intuito de conter o aumento dos preços. Mesmo ambos os planos tendo falhado, Sarney tentou novamente congelar os preços com o plano Bresser e o plano Verão, que igualmente não surtiram efeito.

1990, cinco anos depois de deixar a presidência, Sarney é novamente eleito senador, desta vez pelo estado do Amapá, exercendo o mandato de 1991 até 2015. Durante seu mandato presidiu o Senado Federal do Brasil em três ocasiões. Em 2014, anunciou que iria se aposentar da política no ano seguinte, encerrando assim sua carreira de mais de sessenta anos de vida pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *