23 de abril de 2024
Nota

La Nouvelle Première Ministre de Macron

O Presidente da República Francesa nomeou Elisabeth Borne, Primeira-Ministra e encarregou-a de formar um Governo: a fórmula consagrada de um comunicado de imprensa do Palácio do Eliseu anunciava esta nomeação no final do dia de ontem, após a esperada renúncia por Jean Castex, nomeação há muito atrasada desde 24 de abril, data da reeleição de Emmanuel Macron.

Ministra responsável pelos Transportes, Ministra da Transição Ecológica e Inclusiva e então Ministra do Trabalho, Emprego e Integração, Elisabeth Borne encadeou pastas ministeriais durante o primeiro mandato de cinco anos de Emmanuel Macron.

Formada Politécnica em Pontes e Estradas, ex-chefe de gabinete da Ségolène Royal, classificada à esquerda no leque macronista, ela corresponde ao retrato composto elaborado pelo Presidente da República, nomeadamente uma mulher, “ligada ao , ambiental e produtiva”, e destinada a ser “responsável pelo planejamento ecológico”.

Trinta anos após a saída de Edith Cresson, a primeira mulher nomeada para Matignon (residência dos primeiros-ministros)  por François Mitterrand, que havia experimentado um exercício difícil, com duração inferior a um ano (15 de maio de 1991 – 2 de abril de 1992), é um pequeno evento que um mulher se instala novamente na Rue de Varenne.

Emmanuel Macron já havia mencionado esse desejo em 2017, durante seu primeiro mandato de cinco anos.

Véronique Bedague, ex-chefe de gabinete de Manuel Valls, e Valérie Rabault, presidente do grupo socialista na Assembleia, recusaram o posto.  Outros nomes circularam, como os de Nathalie Kosciusko-Morizet, ou recentemente de Catherine Vautrin, vinda da direita, que segurou a corda nos rumores do último fim de semana.

Elisabeth Borne, apesar de sua longa proximidade com o Partido Socialista, nunca foi eleita e tem um perfil mais “tecno” do que “político”.  Carimbada “bom soldado”, terá, em particular, que implementar a difícil reforma das pensões.  Para isso, precisará de maioria na Assembleia: o primeiro turno das eleições legislativas acontece em quatro semanas, domingo, 12 de junho, e a nova primeiro-ministra é candidata no sexto distrito eleitoral de Calvados.

Fonte: FranceSoir

 

 

One thought on “La Nouvelle Première Ministre de Macron

  • Geraldo Batista de Araújo

    Eu não quero um abadá nem de graça. Acho que o Carnatal só favorece as bandas baiano fazendo zoada insuportável para meus ouvidos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *