18 de abril de 2024
Bom Saber

“Lei Dudu”:Prefeito assegura direito de pessoas com deficiência

Os Decretos em tempos de pandemia trouxeram tantas restrições que direitos absolutos e indiscutíveis – como o das pessoas com deficiência – terminaram ameaçados com a prática, com a vida real de tensão e medo nas portas dos mercados e grandes magazines.

Na última quinta- feira, o jovem Eduardo Santos (foto) queria fazer compras no Sam’s Club, mas foi impedido de entrar acompanhado de seu pai, o desembargador Cláudio Santos .

Não houve carteirada, nem bate-boca, houve frustração e impotência diante de um funcionário treinado para aplicar a rigidez do último Decreto do Governo do RN: em tempos de Coronavirus só entra uma pessoa por família.

Como Dudu tem Síndrome de Down, e não tem hábito de ir às compras desacompanhado,  seu direito de ir e vir … ser, viver como todos os outros,  estaria comprometido.

Na sexta-feira, a repercussão na imprensa, blogosfera e redes sociais, recomendação da Promotoria da Pessoa com Deficiência através de um documento didático de seis páginas encaminhada ao Sam’s Club.

À noite, a notícia que a Prefeitura de Natal publicaria um Decreto neste sábado deixando explícito que pessoas com deficiência podem entrar em mercados, supermercados e lojas com acompanhante.

Decreto para quem precisa de Decreto, quando o bom senso é calado.

A “Lei Dudu” começou  a partir dele, mas sem dúvida hoje já será importante e útil para as Marias, Joãos, Marcelos, Olivias, Déboras, Livias, Josés…

img_0633.jpg img_0634.jpg  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *