18 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Linda por natureza: Maju é a primeira embaixadora L’Óreal Paris com Síndrome de Down

Do Estadão

Maria Júlia de Araújo, a Maju de Araújo, passou por muitos desafios ao longo de seus 19 anos.

Descoberta em setembro de 2018 pelo grupo MGT, ela conta que houve muito estudo para conseguir o reconhecimento:

“Eu e minha família investimos intensamente, buscando sobretudo uma formação profissional e de qualidade na área”, afirma.

“Me descobrir, não pela beleza exterior, mas pelo poder de influência e exemplo que o cargo traz, impactou a minha vida. Me tornei uma pessoa mais autoconfiante. E mais importante que uma sociedade reconhecendo uma pessoa com síndrome de Down ocupando um cargo profissional, é o próprio autorreconhecimento”, conta. 

“Quando você cresce sendo julgada, alvo de piadas e comentários cruéis, eventualmente pode se entristecer.

É difícil crescer em meio a tanta maldade e ignorância. Mas eu tenho potenciais e limitações, eu sou diferente, mas não sou menos capaz que as outras pessoas. Até hoje, muita gente tenta me diminuir e afirmar que eu não mereço estar onde estou, mas sei que isso não é verdade.”

De lá para cá, a modelo já cruzou a passarela em três Fashion Weeks, incluindo a de Milão, na Itália, onde esteve no final do mês passado pelas marcas NCC e Libertees.

Outro marco de sua carreira aconteceu em maio passado, quando Maju passou a fazer parte do time de embaixadoras da L’Oréal Paris, sendo a primeira brasileira com síndrome de Down a compor a equipe:

“Sei que tenho limitações, mas elas não me impedem de viver uma vida plena. O que impede é o preconceito.

E quando ele é presente na sua vida desde criança, há um risco de se crescer acreditando no que ele diz: ‘não existe lugar pra você aqui’. Mas desde que comecei a lutar pelo meu sonho percebi que existe um lugar sim pra mim, existe pra todo mundo”, diz. “Nada pode me limitar ou definir.”

Maju lembra que, quando era pequena, não havia a mesma representatividade. “Raramente encontrávamos pessoas como eu estampando matérias, revistas, cruzando passarelas. Pessoas comuns precisam saber que o mundo está cheio de lugares para elas, para nós. Eu sou uma pessoa comum.”

DO TL 

Num momento em que até a  Educação Inclusiva começa a questionar por autoridades do país, Maju é o retrato sem retoques que não há limites para pessoas com deficiência.

São atletas, atores, professores, políticos e agora até ícones de beleza e do mundo fashion.

Como bem disse a modelo, o problema não é a deficiência, mas o preconceito que paralisa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *