16 de abril de 2024
Política

“Lulobolsonarismo” cada vez mais evidente

lula-e-bolsonaro-reproducao-1574188339655_v2_956x500

Nada irrita mais um bolsonarista do que ser comprado ao ex-presidente Lula.

O inverso também é verdadeiro e igualmente repelente, mas a análise vem se avolumando e com fatos a comprovar.

O articulista Merval Pereira no Globo comparou o comportamentos de ambos. Vejamos:

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro desde a prisão de seu amigo Fabricio Queiroz assemelha-se ao de Lula depois do escândalo do mensalão em 2005. A estratégia deu certo para Lula, que se reelegeu em 2006 mas, diferentemente, Bolsonaro não conta com a economia a seu lado. Naquele ano as exportações bateram recorde, o Real valorizou-se, a inflação ficou sob controle. A economia mundial estava crescendo, e o Brasil, apesar da crise política, conseguiu captar dinheiro no exterior

As denúncias de corrupção não causaram grandes danos imediatos à popularidade de Lula, que tinha um índice de ótimo ou bom de 36%, mas em dezembro daquele ano de 2005 o Datafolha já registrava que esse índice caíra para 28% da população, o menor nível desde seu primeiro dia no Palácio do Planalto.

No dia em que o publicitário Duda Mendonça confessou na CPI dos Correios que recebera dinheiro ilegal em um paraíso fiscal como pagamento da propaganda para a campanha presidencial que elegeu Lula em 2002, houve choro no Congresso, e daí nasceu o Psol, com dissidentes do PT.

Foram meses com o fantasma do impeachment rondando o Palácio do Planalto, e houve até mesmo uma tentativa de acordo, levada a cabo pelos ministros Antônio Palocci, da Fazenda, e Marcio Thomaz Bastos, da Justiça, para que a oposição não insistisse no processo, com o compromisso de Lula desistir da reeleição.

A visão do fundador do Novo, João Amoedo também foi nesse sentido a Felipe Moura Brasil do Antagonista

 “O bolsonarismo lembra muito o petismo” e fez críticas ao desempenho de Paulo Guedes, a exploração política do auxílio emergencial, a aliança de Jair Bolsonaro com o Centrão, o foro privilegiado retroativo de Flávio Bolsonaro e a incoerência das propostas do Bolsonaro candidato ao Bolsonaro presidente.

Para Bruno Boghossian, da Folha,  Jair Bolsonaro chegou ao poder como um negacionista da pobreza. Crítico contumaz de programas de transferência de renda, ele disse no ano passado que a fome no Brasil era “uma grande mentira” e que o papel do governo era facilitar a vida “de quem quer produzir”.

Sob risco, o presidente se converteu.

One thought on ““Lulobolsonarismo” cada vez mais evidente

  • observanatal

    Não são mais iguais por falta de tamanho no Brasil. Lula é corrupto? É! E por certo Bolsonaro dos fantasmas no gabinete é inocente. São iguais. Um teve voo mais longo, o outro voando agora.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *