19 de abril de 2024
Coronavírus

Mais de 10% dos pacientes Covid-19 tratados em Natal não são residentes

33840

A Rede de Urgência e Emergência de Natal  registrou 208.601 atendimentos de pacientes com Covid-19 no período entre os meses de junho de 2020 e fevereiro de 2021.

Só no Hospital de Campanha mais de 1.600 pacientes foram internados e receberam tratamento neste período. Desses, 206 pacientes (12,78%) foram pessoas de outros municípios e estados.

Os municípios que mais receberam essa assistência compartilhada no Hospital de Campanha foram: Parnamirim (26), São Gonçalo do Amarante (16), Extremoz (13) e Ceará-Mirim (6).

Além disso, em janeiro de 2021 alguns dos leitos do Hospital de Campanha foram colocados à disposição do Ministério da Saúde para receber pacientes amazonenses diante da crise de oxigênio que ocorreu na região Norte do país.

Entre os estados brasileiros, Amazonas (34) vem em primeiro lugar, seguido do Rio de Janeiro (8), Paraíba (7), São Paulo (5) e Pernambuco (5).

A realidades das UPAs não é diferente.  No geral 206.990 pessoas foram atendidas de junho a fevereiro, sendo 191.730 (92,62%) pacientes de Natal e 15.260 (7,37%)  de outras cidades.

“O quantitativo de pessoas que não são de Natal e estão sendo atendidas em nossas UPAs é preocupante. Os Hospitais são todos regulados, então as UPAs são a porta de entrada para pacientes em estado grave. Há dois meses Natal está atendendo acima da sua capacidade. E o segredo para que esse paciente Covid não evolua está em atender nos primeiros sintomas para evitar a evolução da infecção, disse George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

One thought on “Mais de 10% dos pacientes Covid-19 tratados em Natal não são residentes

  • observanatal

    A secretaria Guia Dantas não disse que o interior estava funcionando bem?

    Se a secretária fizer um pequeno esforço, perceberá que a região metropolitana de Natal é a que possui mais número de habitantes do RN, logo, a que terá mais problema. Sem quantitativo de leitos suficientes em Extremoz, São Gonçalo, Ceará-Mirim, as pessoas procuram Natal. É o óbvio. Mas, a comunicação do governo do RN prefere construir uma narrativa de que Natal não está fazendo sua parte como deve, quando na verdade todos estão falhando em menor ou maior grau.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *