25 de abril de 2024
Pesquisa

Margem de erro: Em nova pesquisa Ipespe, Bolsonaro cresce 1% e Lula cai 1%

noticia_949310_img1_18lula-bolso

Do InfoMoney

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pré-candidato do PT à Presidência em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tiveram oscilações marginais na primeira pesquisa Ipespe de intenção de voto em fevereiro.

O levantamento foi encomendado pela XP Inc/Ipespe.

No cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Bolsonaro cresceu 1 ponto percentual ante a divulgação da segunda quinzena de janeiro, indo a 25%. Já Lula perdeu um ponto e caiu a 43%.

Ambas as oscilações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos percentuais. Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-03828/2022.

Ainda no cenário estimulado do levantamento, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) mantiveram os 8% já registrados na leitura anterior. Doria (PSDB) tem 3%, enquanto André Janones (Avante), testado pela primeira vez, marcou 1%, mesmo percentual de Simone Tebet (MDB).

Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não chegaram a 1%. Neste cenário, Lula tem 3 pontos a menos que a soma de todos seus adversários e não venceria no primeiro turno.

PESQUISA ESPONTÂNEA 

Antes das duas simulações, foi feita uma pesquisa espontânea (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo pesquisador).

Neste caso, Lula lidera com 36% das menções, um ponto percentual a mais que na pesquisa anterior. Bolsonaro aparece com 24% (antes era 23%), enquanto Sergio Moro manteve 4%, assim como Ciro Gomes. João Doria permaneceu com 1% das intenções de voto.

SEGUNDO TURNO 

No cenário de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente continua à frente, mas enquanto o candidato petista ficou estável em 54%, o presidente oscilou positivamente de 30% para 31%.

Nos demais cenários, Lula vence Doria por 36 pontos, Ciro por 27 e Moro por 20. Nas simulações com Bolsonaro, o presidente perde por 12 pontos para Ciro, 6 para Doria e 3 para Moro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *