19 de abril de 2024
Imprensa Nacional

MDB, União Brasil e PSDB avançam conversas para formalizar Federação

Do Globo 

As conversas para a formação de uma federação entre MDB e União Brasil avançaram nos últimos dias. Segundo dirigentes de ambas as siglas, há poucos entraves para que o acordo seja fechado.

Hoje, essas siglas contam com 115 deputados federais. Esse número representa mais que o dobro da bancada do PT, a segunda força mais expressiva na Câmara.

Apesar da expectativa pela ampla composição, o União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL, se prepara para perder, nas próximas semanas, quadros insatisfeitos com a nova realidade.

Além de alguns parlamentares resistentes com novos comandos nos estados, haverá desembarque de apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro.

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), disse que as conversas com o MDB podem resultar na maior força de centro do Congresso, com peso ainda maior para reeleger candidatos ao Legislativo.

— Avançou (a conversa sobre federação) e tem avançado muito. Estive com o presidente Baleia Rossi ontem (terça-feira). E as duas cúpulas concordaram com a federação. Mas não podemos atropelar nenhum diretório. É preciso conversar. Não sendo possível a federação, caminhamos juntos para o mesmo projeto na eleição. Mas a reunião decisória foi feita. Agora é tratar das conciliações — disse Bivar.

Integrantes do MDB dizem que “a esmagadora maioria” dos caciques são favoráveis à união das duas legendas. Com a federação, o vínculo é obrigatório por pelo menos quatro anos.

— Hoje (terça-feira) nós tivemos uma reunião da Executiva do MDB, e eu fiz um comunicado do início das conversas para que possamos dialogar com bancadas e diretórios. É um movimento muito importante para a política e reforça a importância dos partidos. Mas ainda depende do diálogo — disse o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP).

DO TL  

A expectativa é que do encontro dessa terça não saia nenhuma decisão final e sim uma sinalização que pode indicar uma candidatura única para os três partidos que tentam viabilizar a chamada terceira via à Presidência da República.

Para o RN, a Federação mudaria o tabuleiro para as chapas proporcionais, que hoje contam com ampla vantagem do PT .

A grande incógnita é será possível unir 3 legendas com perfil distintos e sonhos idem para um casamento impositivo para os próximos 4 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *