23 de abril de 2024
Cultura

Memorial de Cascudo ganha presente de 33º aniversário

images

Inaugurado há 33 anos, no dia de hoje, o Memorial Câmara Cascudo vai receber o seu presente de aniversário, quinta-feira: – uma iluminação especial para edifícios culturais que implantada pela Cosern, que vai ser ligada às 19hs.

O Instituto Neoenergia, braço de atuação social do grupo controlador da Cosern e o Governo do Estado, entregam o presente,parte de um programa da empresa de valorização do patrimônio historico, artístico e cultural.

A Fundação Iberdrola Espanha manda um representante e a programação começa àS 18 hs com apresentação do espetáculo “Quintal do Luís”, do grupo Estação de Teatro.

HISTÓRIA DO MEMORIAL

O Memorial Câmara Cascudo é fruto da uma campanha realizada pelo jornalista Paulo Macedo que mobilizou a sociedade e as autoridades a partir do projeto do arquiteto Sami Elali.

O seu criador, Paulo Macedo, assim define o Memorial: – Ele visa homenagear o maior historiador e folclorista do estado do Rio Grande do Norte e um dos maiores do país. E esse monumento foi a melhor forma encontrada para homenagear Câmara Cascudo e de fazer as pessoas conhecerem mais sobre esse grande artista do Rio Grande do Norte. Foi instalado em 10 de fevereiro de 1987 num prédio que data do século XVIII erguida para servir de sede ao Real Erário e posteriormente a Tesouraria da Fazenda, localizado na Praça André de Albuquerque.

De sua construção até 1955, o edifício foi sede da Delegacia Fiscal, órgão do Ministério da Fazenda.[1] Entre 1955 e 1982, o prédio abrigou o Quartel General do Exército e em sequência o recente Memorial.[1] A partir de 10 de fevereiro de 1987 se transformou no Memorial Câmara Cascudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *