25 de abril de 2024
GastronomiaReceita

Menu: frango assado com limão siciliano

Como estamos na época do Natal e só se fala em Peru, vamos explorar o mesmo contexto, mas de forma mais simples, econômica e fácil de fazer.

Nossas abordagens de receitas têm que ter esse mote: “facilidade total de fazer”, onde qualquer um pode se arriscar. E um franguinho assado, acredito que todo mundo gosta. Se vier com um viés mais caprichado ou de charme, melhor ainda…

Pois com esse raciocínio, fui buscar no panelinha de Rita Lobo, uma sugestão de assado para essa época do ano. Achei esse frango, adorei e abaixo transcrevo a receita.

Aproveitem…

Frango assado com limão siciliano
Frango assado com limão siciliano by Rita Lobo

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro (cerca de 1,7 kg)
  • 3 cebolas grandes
  • 1 cabeça de alho
  • 2 limões sicilianos
  • 1 colher (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
  • 1 ½ colher (chá) de páprica
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • 2 ramos de louro
  • 4 ramos de alecrim
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto

O modo de preparo parece longo ou complexo, mas leia com calma e entenda, aí Você verá que é super simples…

MODO DE PREPARO

  1. Lave e seque os limões sicilianos. Com um ralador faça raspas da casca de 1 limão. Caso esteja utilizando sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores. Numa tigela pequena, misture o sal, a páprica, o açúcar mascavo, as raspas de limão e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – essa é a marinada seca, que vai temperar o frango.
  2. Seque bem o frango com papel-toalha. Coloque o frango numa tigela grande (ou travessa) e tempere com a marinada seca – esfregue bem a mistura de sal com especiarias sobre toda a pele, entre a pele e a carne do peito e dentro da cavidade do frango. Tampe a tigela (ou cubra com filme) e leve à geladeira para marinar por 1 hora.
  3. Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o frango da geladeira por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno aquece.
  4. Descasque e corte a cebola em rodelas grossas de 1,5 cm. Regue o fundo de uma assadeira grande com um fio de azeite e distribua as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, formando uma cama para o frango. Disponha sobre as cebolas 3 ramos de alecrim untados com azeite e 1 ramo de louro; coloque também na assadeira a cabeça de alho inteira. Regue tudo com um 1 colher (sopa) de azeite.
  5. Regue o frango com 2 colheres (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos. Corte em quartos o limão siciliano que você usou para fazer as raspas. Coloque os quartos de limão no interior da cavidade do frango, com 4 folhas de louro. Pique fino as folhas do ramo de alecrim restante e misture com 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela pequena.
  6. Posicione o frango na tábua, com o peito para cima, e encaixe as pontas das asas sob as costas – assim elas não queimam enquanto assam. Corte um pedaço grande de barbante, segure uma ponta em cada mão e posicione o centro do fio na parte mais grossa do peito (onde estava o pescoço do frango). Passe o barbante sobre as coxas, rente à lateral do peito; dê uma volta por fora das pontas das coxas, cruze e amarre – dessa forma as coxas ficam mais rentes ao peito, fazendo com que o calor se distribua de maneira mais uniforme na carne. Puxe as pontas do barbante para baixo, dando uma volta ao redor da cauda do frango e amarre junto com as coxas – assim, a cavidade do frango fica mais fechadinha, o que deixa a carne mais úmida.
  7. Disponha o frango na assadeira, sobre a cama de cebolas e ervas, com o peito para cima e leve ao forno para assar por 15 minutos, até a pele começar a ganhar um tom dourado. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe o frango por mais 55 minutos, até assar por completo e ficar com a pele bem dourada e crocante. Nos últimos 5 minutos, abra o forno com cuidado e espalhe o azeite com alecrim picado sobre a pele do frango para dar um sabor extra da erva sem queimar.
    Atenção! Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair sem sangue é sinal que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro: a temperatura interna do frango deve estar com no mínimo 75 ºC.
  8. Retire o frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar. Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso. Sirva a seguir com as cebolas, o alho assado e com limão cortado em gomos.

Bom apetite!!

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *