19 de março de 2024
Business

MERCI, MONSIEUR PINAULT

ABC54913-9882-4F88-BCCC-A92A45EA9084

Restrições impostas pelos servidores de internet podem estar afastando de muita gente, a fortuna e a boa vida.

Oportunidades únicas na vida são desprezadas, jogadas fora, e lixo, acabam numa caixa de spam qualquer.

O acaso, a sorte e o que o bicho cibernético ainda não comeu, aparecem sempre.

Numa limpeza de pastas do correio eletrônico, o garimpo de bons negócios, pechinchas em promoção e até grandes amores,  às vezes acontecem.

O aviso já veio, claro e em bom português de tradutor automático, desde o primeiro parágrafo.

Em campo minado por fakenews e dominado por vivaldinos e  golpistas, era a necessária garantia de confiança e tranquilidade.

Tão verossímil que recomendava que  a mensagem que acabara de abrir devia  ser tratada como autêntica.

O caro (e curioso) destinatário  estava sendo comunicado que um certo  Sr. François Pinault havia feito a ele, uma doação de 3.000.000 de libras. Esterlinas.

Assim, com todos os zeros e nenhuma outra  explicação.

Para que o santo não desconfiasse de tamanho milagre e não restassem dúvidas da veracidade do butim, dois links estavam ali ao alcance de um toque, na ponta do dedo,  para os esclarecimentos.

A revista Forbes tratava de uma disputa entre dois dos mais milionários dos milionários franceses. Compras de ações e trocas de comando de empresas. Negócios de bilhões de euros que acabaram nas barras dos tribunais.

O perfil do generoso doador na ilustração da matéria e a biografia na Wikipedia apresentaram o personagem, acabando com o anonimato.

O anjo da prosperidade vem de origem humilde.

Nascido na Bretanha,  filho de um comerciante de madeira, criou seu próprio negócio, no mesmo ramo da família, com um empréstimo de meros quinze mil dólares.

Muito trabalho e a proximidade com políticos influentes, deram uma manzorra.

Amigo próximo do presidente francês Jacques Chirac, ele agora é dos maiores magnatas da França, com ativos que atravessaram o Atlântico.

Nos EUA, possui participações em estações de esqui de Vail, no Colorado, malas Samsonite, serviços de água e esgotos em várias cidades, entre  outras empresas.

No ano passado, adquiriu a Sanofi, que inclui Yves Saint Laurent, Oscar de la Renta, Van Cleef & Arpels, Roger & Gallet, Krizia e Fendi.

Com um patrimônio avaliado em 43 bilhões de dólares, o dono de uma das lojas de departamentos mais charmosas do mundo, a galeria Au Printemps, é também  colecionador de arte e mecenas.

Parte de sua coleção está em Veneza, cidade onde restaurou o Palazzo Grassi, a Punta della Dogana e o Teatrino.

Em Paris, está investindo 100 milhões de euros para transformar o antigo edifício da Bolsa do Comércio em museu de arte contemporânea, com capacidade para 10 grandes exposições por ano.

Aos 84 anos, proprietário de vinícolas em Bordeaux, no Rhône e Napa Valley, com os filhos cuidando dos negócios, Monsieur Pinault pode se dedicar a outras atividades.

Como,  distribuir sua cordilheira de dinheiro com quem quiser e entenda.

Se nos próximos dias, o leitor der pela falta dos arremedos de crônicas neste Território Livre, fique certo.

Tem um nouveau riche curtindo a vida pelo litoral sul.

066BEDC3-96AA-4AC9-9DA1-7D4539EFE6F8François Pinault em 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *