29 de março de 2024
CULTURA

Ministro José Múcio deixa TCU com a missão de ter aberto a Corte para sociedade

 

Tribunal de Contas da União (TCU) durante café da mnha com o Poder 360. Brasilia, 25-01-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Das entrevistas de imperiosa leitura para quem gosta de política, de Brasil e perspectiva de futura sob um olhar de um bom observador da cena.

A começar por uma autocrítica necessária sobre o papel dos órgãos de controle tão presentes – e ao mesmo tempo – tão reconhecidos da sociedade.

O ministro José Múcio Monteiro Filho, 72 anos, está de saída do Tribunal de Contas da União. Encerrou seu mandato de 2 anos como presidente do TCU, deu posse à sua vice, a ministra Ana Arraes, e deve deixar a Corte no final de dezembro de 2020.

Múcio deixa o TCU a pedido, pois poderia permanecer no Tribunal até completar 75 anos. Numa entrevista ao Poder360 na última 4ª feira (9.dez.2020), em que fez um balanço de sua gestão, também falou do atual cenário do poder no Brasil –ele tem longa carreira política, incluindo o cargo de ministro das Relações Institucionais (2007-2009), durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, e 5 mandatos como deputado federal pelo Estado de Pernambuco.

Ao analisar a conjuntura, observou o seguinte sobre a administração federal do presidente Jair Bolsonaro:

O governo perdeu uma grande oportunidade, com esse vírus, de fazer um grande pacto de governabilidade. Não é nem pelos que pensam igual ao governo. O vírus não tinha filiação partidária. Não era ideia de nenhum partido. Era o inimigo coletivo do Brasil, do mundo inteiro. Poderíamos nos juntar. Lamento até porque o governo gastou muito, mas não soube dar”.

NA RODA VIVA DA VIDA 

No dia 30 de dezembro de 2020, José Múcio Monteiro Filho deixará o TCU. Sua sucessora como presidente, por ironia do destino, é Ana Arraes, filha de Miguel Arraes (1916-2005), que foi eleito governador de Pernambuco em 1986 derrotando justamente José Múcio.

Em 1986 eu tinha 37 anos e era a cara do passado. Ele tinha 70 e era a cara do futuro. Eu tinha sido prefeito pelo PDS. E o dr. Arraes, voltando do exílio, era a cara do futuro. Todos os artistas, todos os intelectuais o apoiavam porque estavam ansiosos por mudanças”, diz. “Aprendi muito com aquilo”.

Para ver a íntegra.

https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-poderia-ter-feito-pacto-de-governabilidade-diz-jose-mucio-monteiro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *