29 de março de 2024
Coronavírus

Morte de jovem potiguar por Coronavirus confirma perigo da … obesidade

 

A matéria é a principal de Saúde no Estado de São Paulo desta segunda-feria.

Matheus Aciole, de apenas 23 anos, foi diagnosticado com o novo coronavírus e, embora tenha recebido um atendimento médico adequado, morreu em poucos dias, em 31 de março, tornando-se a mais jovem vítima da doença no País à época, para grande espanto de parentes e amigos

O diagnóstico havia sido feito dois dias depois do surgimento dos primeiros sintomas, uma dor de garganta leve e febre baixa. Matheus foi encaminhado imediatamente para a UTI de um hospital particular em Natal (RN) e chegou a ser entubado.

Mas os esforços dos médicos foram incapazes de deter a covid-19.

Os pais do jovem gastrólogo contaram que ele sempre foi saudável e não conseguiam entender como o que parecia um resfriado leve se transformou em uma doença fulminante. Embora fosse muito jovem e saudável, Matheus pesava mais de 100 quilos.

De acordo com os últimos relatos do governo, existe uma relação importante entre as formas mais graves do novo coronavírus em pessoas jovens e uma outra doença pandêmica de alta prevalência no Brasil: a obesidade.

Pelo menos 20% da população do País é considerada obesa e mais da metade dos habitantes está acima do peso normal.

Dados do Ministério da Saúde divulgados há uma semana revelam que a obesidade já é considerada o principal fator de risco nas vítimas da covid-19 com menos de 60 anos – à frente até de problemas respiratórios e cardiológicos. Médicos que estão na linha de frente também já fazem essa constatação.

Foi o caso de Matheus e do músico Robson Lopes, de 43 anos, enterrado no dia 31 em Manaus; da atriz e ativista social Érika Ferreira, de 39 anos, de São Gonçalo, no Rio, entre outros 43 casos no País.

3 thoughts on “Morte de jovem potiguar por Coronavirus confirma perigo da … obesidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *