20 de abril de 2024
CULTURASão João

Nas festas juninas leis proíbem que se acendam fogueira

unnamed

Na frente de batalha dos decretos e leis, em Nata, as tradicionais fogueiras de São João estão proibidas. Fogueira produz fumaça que faz mal ao pulmão, que é uma das manifestações do coronavirus…

Em Natal, este ano, a proibição virou lei. As fogueiras, pequenas fogueiras, vieram do interior principalmente para as ruas da periferia e mantinham a lembrança e tradição da terra de origem.

Ainda não se cogitou em armar uma fogueira virtual.

HISTORIA DA FOGUEIRA

Ao contrário de outros santos, festejados em datas que coincidem com os dias de suas mortes, São João passou a ser comemorado no dia 24 de junho porque essa é a data de seu nascimento. Conta-se que, na noite em que veio ao mundo, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro e acendeu uma fogueira para que sua prima Maria, mãe de Jesus, soubesse do ocorrido.

Isabel era estéril, portanto, o nascimento de João anunciava um novo período precedente à chegada de Jesus, no qual as mulheres tornaram-se fecundas e a força profética era cada vez mais disseminada. A fogueira e o mastro, usados por Isabel para anunciar a chegada de seu filho, transformaram-se em uma tradição e são até hoje representados na festa de São João. Além disso, muita música, dança e comidas típicas marcam essa celebração em todo o Brasil.

One thought on “Nas festas juninas leis proíbem que se acendam fogueira

  • Socorro Medeiros

    Bom dia , meus parabéns a todos pela matéria, eu sempre sofro com as fogueiras e fogos , gostei da lei que proíbe esta prática.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *