23 de abril de 2024
Luto

Natal homenageia o poeta de concreto

 

 

O arquiteto Moacyr Gomes da Costa, 94 anos, faleceu em Natal, na manhã de hoje, de causas naturais.

Pioneiro da arquitetura moderna no RN, Moacyr foi autor do estádio Machadão/Castelão, derrubado para dar lugar a Arena das Dunas, na Copa do Mundo de 2014, chamado pelo governador Cortez Pereira, de “poema de concreto”.

MESTRE MOACYR

Nascido em Caicó, filho de um promotor público, originário de Taipu-RN e de mãe natalense. Mudou-se para Natal ainda com 2 meses de idade, devido a transferência pelo ofício de seu pai.

Foi aluno do Atheneu Norte-Riograndense, começou a trabalhar aos 17 anos; por ser bom datilógrafo e falar inglês, foi selecionado para trabalhar na Base Aérea de Natal. Em 1946, muda-se para o Rio de Janeiro.

Devido ao trabalho e dificuldades de pagar o cursinho, só conseguiu ingressar na faculdade 3 anos depois, concluindo o curso em 1954 na Faculdade Nacional de Arquitetura, da então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou seus trabalhos na empresa de engenharia do tio no Rio de Janeiro, mas cansado de sempre projetar edifícios de apartamentos, resolveu retornar ao Rio Grande de Norte, com a proposta de desenvolver mais ideias e explorar a diversidade da arquitetura,

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *