18 de abril de 2024
ComportamentoRacismo

NEOLOGISMOS MORENOS

Mulher Afticana e Criança (1641) – Albert Eckhout – Museu Nacional da Dinamarca


Mesmo com a aceleração da vacina, não era preciso saber interpretar os búzios para
clariver que,  na esteira da pandemia, viria uma crise econômica para durar mais que as máscaras faciais de tnt.

Maior que o crash da bolsa, sem igual na história da humanidade, economistas faziam projeções e adivinhavam números e percentuais de crescimento, inflação, deflação, desemprego e que tais.

A virada do velocímetro é que ninguém se atrevia a prever. Quando voltaria tudo ao ponto zero, do jeito que já foi um dia.

Menos para os terraplanistas, o mundo é uma bola a girar. No mesmo ritmo, a vida segue seus conflitos. Guerras retomadas, e até a mais nova e improvável de todas, surgiu  no berço da civilização, artes e ciência.

O prenúncio de outras tantas escaramuças a aflorar, chegou em marchas de protestos contra o racismo na América, e não demoraram a desembarcar em distantes  países de pardos a sanha petricida, com o despertar dos auto-proclamados cotistas das universidades públicas, gratuitas e de qualidade.

Se as profecias de Nostradamus continuarem se realizando, a humanidade só terá tempo para  respirar em paz,  depois  que apareça,  além um presidente americano negro, um papa da mesma cor.

A primeira vítima dos ativistas afro-americanos e vândalos endinheirados, foi a estátua do herói derrotado na Guerra da Secessão, o General Lee, cultuado pelos confederados saudosistas, acabou afogado num laguinho de carpas.

Sem achar alguma escultura equestre do General Grant, que mesmo vencedor e tendo sido presidente da república, não foi tão esculpido, sobrou para o genovês.

Cristóvão Colombo perdeu a cabeça.

Quem mandou descobrir o novo mundo e entregá-lo aos escravocratas?

Como sói ocorrer em tudo que vem da matriz, circulou uma lista (sem cor), com os nomes dos que serão derrubados dos pedestais de barro tropicais.

A do bandeirante Borba Gato em São Paulo tem preferência. Por mérito e razões estéticas.

Os scholars tapuias  ainda não saíram da hibernação pandêmica, e sem eles e seus  seminários para definir as desomenagens nestas terras de muitos índios e poucos senhores de posses, até agora, as  únicas vítimas foram Câmara Cascudo, de mãos vermelhas integralistas e a  santa da praia do meio.

Foi frustrada a  tentativa de transformar Iemanjá em Chica da Silva, a ex-escrava com alma        .


***
Notas do Redator:

No texto, já publicado anteriormente com alterações, constam duas palavras ainda não dicionarizadas.

Clariver.

‘Ver com olhos de clarividente.’

Petricida.

‘Aquele que destrói e mata, pedra. Estátuas, incluídas.’

E uma meia frase ocultada: alma       .    

Dança dos Tapuias – Albert Eckout (1610-1666) – Museu Nacional da Dinamarca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *