17f68c7d-5536-4428-a65a-896b86d2a5dd.jpg

Estava tentando deixar a discussão sobre o post polêmico de Domício Arruda entre os titãs deste TL.

Mas,  diante da discussão e algumas críticas injustas à Tribuna do Norte, resolvi tecer algumas mal traçadas por aqui.

Quem acompanha esse  TL, com dez anos de janela (com TN ou sem TN),  sabe que por aqui existe um cuidado especial com a sintaxe a e a morfologia,  o respeito aos personagens da notícia e com o informação em si.

Os textos de Domício são diários e ele tem ampla e irrestrita independência para escrevê-los.

Porque confiamos em sua integridade, caráter e inteligência. No seu discernimento.

Ele escreve crônicas, artigos de opinião, geralmente, com ironia, humor sutil e inteligente.

É um estilo literário com precedente na imprensa brasileira e mundial. E não de hoje.

Uma sátira, alusão a um mundo hipotético.

Hoje, a polêmica maior. Não buscada, não calculada, não direcionada, não digitada com ódio – nem medo –  nem com intenção outra a não ser de chamar atenção para um RN já atingido pelo vírus dos descasos registrados.

Como se o RN precisasse de Decreto para fechar o que já está sem funcionar há tempos.

E não por culpa do Governo Fátima especificamente.

Ele mesmo se inclui como ex-secretário de Saúde e a falta de leitos no Hospital Walfredo Gurgel.

Mas entendemos também que hoje, a comoção vivida em todo o mundo causada pela pandemia do Coronavírus, o texto precisaria de mais cautela em sua apresentação.

Digo, apresentação porque a razão fiou explícita numa “minuta” grafada lá no finalzinho do texto, onde , possivelmente, muitos leitores do TL e da TN  não chegaram.

Por esse mal entendido/erro/equívoco, pedimos DESCULPAS. Eu, Laurita, peço desculpas reiteradas.

A TN online , assim como o UOL, G1, Estadão, Folha Online…  e todos os grandes portais – que conhecemos e acessamos – não têm qualquer participação/responsabilidade com o produzido por seus blogs e colunas.

Não somos funcionários da TN, somos hóspedes e respeitamos não só a incontestável CREDIBILIDADE do MAIOR portal do RN, como agradecemos a forma respeitosa e amadurecida com que foi tratado o tema já nas primeiras horas da manhã desde domingo.

A TN não tem compromisso com o erro, como este TL também não tem.

Lamentamos, entretanto, a acusação inverídica da nota oficial do Governo do RN , atribuindo a “motivação político ideológica contra grupo adversário”.

Ora, o Governo Fátima Bezerra e seus assessores sabem muito bem que o Dr. Domício Arruda, inclusive irmão de dois auxiliares e aliados  do Governo, não escreveu o polêmico post por motivação política.

Ele é médico e escreve como muitos jornalistas – inclusive eu – gostaria de saber escrever. Mas não tem qualquer atividade político-partidária.

O TL é um grupo, uma família,  que tem divergência de pensamentos , mas que prima pelo respeito ao tratar as suas diferenças e possíveis discordâncias.

A verdade dos fatos sempre nos pautou, é nosso maior patrimônio. E com ele queremos seguir.

Comentários do Site

  1. observanatal
    Responder

    Ótima explicação da Tribuna do Norte, melhor ainda do blog.
    Como já comentei em outro post, do próprio Dr. Domício, infelizmente as pessoas só conseguem ler o título do que chega no WhatsApp, assim como não conseguem identificar uma ironia.
    Acredito que o único pecado foi usar o brasão do RN, mas aí não seria um decreto, ainda que fictício. Domício Arruda nunca se colocou como jornalista. Inclusive, nem todo jornalista tem a habilidade de escrever igual ao doutor.
    O curioso do caso todo foi observar como as pessoas reagiram, como foi fácil ser chamado de criador de fakenews (partindo de muitos disseminadores dessas notícias falsas), de brincar com coisa séria (como se aqui não se brincasse com a vida das pessoas, deixando à margem de uma saúde,
    pelo menos, digna e na real, sem ficção), até de ter usado o texto para fazer oposição ao Governo do Estado (que pelo visto colocou este blog como inimigo).
    Veja Laurita, que ótima oportunidade, ainda que involuntariamente, de perceber que este Território Livre é lido.
    Liberdade, é o que falta em outros blogs, comprometidos até a alma com o poder público e com o rancor; credibilidade, ausente em muitos espaços da nossa mídia.
    Há prevenção e cura para o Coronavírus, para o mau-humor, ignorância e má intenção, não.

  2. Lidiane
    Responder

    Não poderia esperar nada diferente de quem me deu total liberdade para escrever o que quisesse no TL na sua ausência.
    Conheço esse grupo aqui, assim como conheço a família. Sei do compromisso de todos com o que fazem, em tudo que fazem.
    Vamos para frente, que só quem não erra é quem nada faz. O Textículos, de Domicio Arruda, parece que encheu o saco de muita gente politicamente correta.

  3. Ricardo
    Responder

    La do céu seu Lauro, dona Joanita , Dr. Octacilio, seu Ivan Arruda , dona Lila, seu Aristides e seu Reginaldo Miranda. Estão sorrindo e batendo palmas para esta grande sátira.

    • Ricardo
      Responder

      Com certeza , desde que o DR. Domicio publicou o decreto ( grande sátira) pela manhã. Dr. Domicio Mostrou a realidade dos órgãos públicos do RN. Faltou o artigo que iria colocar os salários atrasados ( dezembro e décimo terceiro/18) em dia , em 16/03/2020.

Deixe um comentário