23 de abril de 2024
Economia

Novo Porto para o RN é mais uma chance para Aeroporto Aluízio Alves

created by dji camera

A última Tribuna do Norte de domingo trouxe na matéria de Ricardo Araújo luz no fim do túnel para economia do RN.

Depois de uma ano de dificuldades agravadas pelas pandemia, uma nova esperança para o Aeroporto Internacional  Aluízio Alves.

Trata-se de projeto para prazo mínimo de 3 anos; um  Porto a ser construído às margens do Rio Potengi.

Se aprovado pelo Ministério da Infraestrutura, o Porto Potengi custará6, 380 bilhões e tem as condições geográficas ideais para integrar o aeroporto de São Gonçalo ao interior do Estado, às ZPEs.

No projeto apresentado pelo Senador Jean Paul Prates (PT) também contempla uma terceira ponte ligando o bairro do Alecrim à Zona Norte na altura do Carrefour.

comitiva-RN-1

DEPOIS DA FRUSTRAÇÃO DO HUB, UMA LUZ…

Em 2015, o RN vivenciou expectativa semelhante quando o Hub da TAM – projeto, portanto da inciativa privada – tornou-se a tábua de salvação para todos os problemas do Estado e, claro,  do aeroporto que já ficara muito maior do que as necessidades da época.

Ali, a presidente da TAM Cláudia Sendes tornou-se a figura crucial para o desenvolvimento do RN. Era ela que recebia as autoridades potiguares e  fazia render fotos e esperança para o tão sonhado … HUB.

Era ela que ia definir onde se instalar o tal polo de embarque e desembarque de aeronaves da empresa. Ou seja, uma análise com base no que de melhor para TAM e não para o RN.

Três letrinhas antes desconhecidas passaram a integrar plano de um Governo capenga em perceptivas e projetos.

A disputa do então  governador Robinson Faria (RN) era também com os governadores Paulo Câmara (PE) e Camilo Santana (CE). Falava-se em impacto na economia  de US$ 374 milhões por ano,  geração de  24 mil empregos  ao longo dos 5 anos.

O maior  e melhor aeroporto era do RN e isso nunca foi contestado  nem mesmo pelos concorrentes do Ceará e Pernambuco, mas faltou força e faltou argumentos  extras plausíveis.

O RN perdeu a parada.

unnamed-1

JOGA PEDRA NA GENI

Um HUB dos Correios ainda foi ventilado, mas com as informações da privatização da empresa, o assunto não prosperou pelas novas administrações estadual e federal.

 

Sem sonhos e perspectivas, o que era bom tornou-se sinônimo de desperdício, ação politiqueira, equívoco geográfico e insegurança.

Como trocar a comodidade do Augusto Severo, a 15 minutos de Natal em vias largas e bem iluminadas pela  insegura Zona Norte de Natal?

Se o ponto referencial fosse a nossa própria ótica e endereço certamente não seria o mais correto a fazer. Quem morando em Petrópolis, Tirol ou Lagoa Nova não sente falta do velho Aeroporto?

Mas não se pode desconhecer que a escolha de um equipamento desse porte não é feito num piscar de olhos com base em interesses e achismos de um determinado grupo social.

É bem maior do que isso.

No caso específico, ainda na década de 80, um parecer técnico feito pelo Estado Maior das Forças Armadas. Era segredo por segurança nacional. Era estratégico pela localização geográfica do RN e a necessidade de separar a aviação militar da civil.

Se certo ou errado, faltam dados e conhecimento necessário para uma discussão de fila de banco ou de twitter com acusações rasteiras e levianas. Por maior representatividade que tenham os debatedores.

Ao público leitor, o mínimo respeito e informação. É o que se tenta fazer agora; sem torcidas a gosto do freguês.

O foco, minimamente, nos fatos históricos postos.

5 thoughts on “Novo Porto para o RN é mais uma chance para Aeroporto Aluízio Alves

  • observanatal

    Foi por essa informação, muito bem dada, diga-se, que expuseram a sua opinião sobre o aeroporto sem explicar o contexto? Quanta pequenez nesse RN. Não sei quem é pior, quem expôs ou quem foi lá comentar mostrando ignorância no assunto.

    A terceira ponte não é novidade, nem de assunto e nem de local. Talvez Pratinhas, novo em se importar com Natal, não soubesse. Fátima Bezerra sabia, não lembro de nenhum esforço dela enquanto o PT reinava no Brasil para que tudo saísse do papel.

    Que tipo de porto, para que calado de navio, levando em consideração profundidade do Rio Potengi e a Ponte Newton Navarro? Não é ganhar a mídia com o assunto sem explicar do que se trata. E é, se não for para fazer.

    Já sobre o aeroporto Aluízio Alves, o problema não é, inicialmente, o aeroporto, é a incapacidade do Estado em dar segurança para chegar lá. O ministro Fábio Faria, que comemorou esse aeroporto, poderia ter exigido mais do pai enquanto Governador, poderia ajudar neste momento difícil ao RN. Por falar nisso, a família Faria já vendeu o terreno de Osmundo Faria, que ficava no caminho para o aeroporto, não é?

    Os preguiçosos da zona sul não querem usar os caminhos que chegam ao aeroporto, ainda que ele estivesse na Redinha. Todo natalense que usa ônibus, quer que pare na sua porta, porque é mais cômodo. Não que seja melhor, mas é mais cômodo. Qualquer idiota, que não fique conversando miolo de quartinha, repetindo a mesma conversa mil vezes para ver se passa a ser verdade, sabe que os grandes centros não constroem aeroportos tão próximos das cidades, já que é um tremendo risco para a população, mas o RN é diferente, é imune até ao fim do Universo. Querem progresso, mas querem que ele, o progresso, chegue sozinho. Uma espécie de Papai Noel.

    Não à toa somos atrasados e perdemos tanta coisa: povo ignorante, políticos caldo de biloca, elite burra, empresários preguiçosos/aproveitadores. Não tem como o RN ser melhor do que é atualmente.

    Resposta
  • PedroArtur

    Queria que os politicos ZERO A ESQUERDA do RN lesse o seu comentario , perfeito , tudo o que eu queria escrever , o RN em um passado recente teve o presidente do senado ( Garibaldi Alves ) o presidente da camara federal ( Henrique Alves ) ZERO A ESQUERDA , so pensam neles e o POVO que va a ponte que caiu.

    Resposta
  • PedroArtur

    Em tempo: esses dois ( presidente ) que comentei acima foram ministros , e o RN nunca teve foça em Brasilia .

    Resposta
    • observanatal

      Continuamos tendo dois ministros atualmente, além disso, um deles, Fábio Faria, foi vice de Henrique Alves na Câmara Federal. Muita gente faz questão de não lembrar disso. Hoje o posto de ministro não vale mais do que valia antes.
      Tivemos uma Senadora da cozinha de Lula, do que adiantou? Nada! Só servia para atrapalhar os adversários dela.

      Como já disse, se tínhamos uma bancada ruim, o RN conseguiu se superar na única coisa que não podia: a falta de qualidade, de vontade, dos nossos representantes!

      Resposta
  • Fabrício melo

    E como sempre se sair o porto onde será Onde ,onde,onde ???acertou quem falou Natal e o resto do estado nunca tem obras o estado se resume da reta tabaja até Natal o restante sempre esquecido .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *