29 de março de 2024
3x4

O 3×4 da Juíza Lena Rocha

A nossa convidada de hoje é um ser humano de luz, de alma elegante e solidária.

É uma profissional do Direito, uma Juíza, altamente conceituada e com grandes contribuições para o universo jurídico.

É a autora-fundadora de um projeto lindo, o “Programa Caminhos da Justiça”, projeto de ressocialização e cidadania realizado com apenados, que tem o objetivo de desenvolver nos mesmos diversas habilidades, como costura, bordado, culinária, até ações sociais aos mais necessitados.

Tudo isso e mais a fazem uma pessoa do bem e que vive para o bem, transformando o Direito num mecanismo puro de cidadania plena.

Estou falando da Juíza Lena Rocha, a quem convidamos e prontamente nos atendeu para esse agradável bate-papo.

A seguir o 3×4 de Lena Rocha

Lena Rocha
Lena Rocha

Trabalho…. Sou Juíza Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, amo o que faço.

Justiça… A justiça não tem passos lentos, como afirmam alguns, ela tem trâmites e se instala quando a usamos no direito individual ou coletivo. A justiça é a verdade real implantada nos autos, ela é sutil, discreta e deve trilhar os verdadeiros Caminhos da Justiça, sem imposições ou arrogâncias.

Vida… É oportunidade de crescimento , como Pessoa Humana, cada dia deve ser vivido, como se fosse o último, porque nossa atuação nos episódios que vivemos, devem ser marcado, pelo respeito ao próximo e a nós mesmos.

Política… Não opino em Partidos ou Pessoas, minha função não me autoriza, mas nenhuma política é boa, quando não tem como meta seguir a Constituição Federal, nossa Carta Magna.

Religião… Sou Cristã, Espírita , respeito a todas , que se baseiam nos princípios Cristãos . Importa, fazer o bem sem olhar a quem, um princípio das ações de Jesus Cristo .

Beleza… O corpo reflete o que temos na alma, a beleza física é passageira, a do Espirito é eterna. Cada pessoa tem brilho próprio, o importante é permitir-se ter brilhos, sem atrapalhar o de ninguém. É essencial saber que possamos deixar acesa a chama da esperança, no coração da humanidade. Na minha opinião, isto é saber ter a beleza como luz.

Elegância… Não é só saber vestir-se bem, mas ter a dignidade inabalada, cumprir seus deveres, não invadir o espaço do outro e, saber ser feliz.

Festa… A vida é uma festa, que devemos comemorar todo dia, com alegria, leveza e descontração. As melhores festas, são as que você pode ser educadamente você, sem disfarces, divertir-se sem críticas aos que estão presentes.

Arte… Sou amante das artes, ela expressa a alma de quem a faz, ela está externada, em todas as expressões de criatividade que se possa fazer .

Música… Sou apaixonada, por música, desde a Clássica até as mais populares, porque cada Autor externa o que tem na alma. A música, toda com intensidade a alma humana.

Cantor… Gosto do Cantor que sabe ser Intérprete, que mostra seus poemas através da voz, seja autor ou não. Tenho admiração por muitos, Frank Sinatra, Beatles, Elton John, Julio Iglesias, Andréa Bocceli, Roberto Carlos, Diogo Nogueira e outros.

Cantora… Da mesma forma que a resposta anterior, amo quem interpreta o que canta, como Marina Elali, Carla Bruni, Liza Minnli, Lady Gaga, Ivete Sangalo, Maria Betânia, Gal Costa e muitas outras.

Saúde… A saúde é o bem mais precioso do Ser Humano, sem ela nada pode dar certo, ela impulsiona a vida, nos faz sorrir, cantar, amor. Saúde é vida!

Paz… A paz é a elevação do pensamento, a Deus e, buscá-la no seu interior. Para se ter paz, necessário se faz esquecer coisas desagradáveis e respirar em equilíbrio. A paz é a alma em profunda elevação.

Amor… O amor, não se vê, se sente, ele é o bem acima de qualquer outro sentimento. O amor é o ápice de todos os sentimentos, falo do amor de um casal, mas o verdadeiro amor, não tem como ser descrito, ele é sentimento de pureza, doçura e compressão. O amor é a união que deu certo.

Paixão… A paixão é as vezes confundida com o amor, mas ela tem propriedade, podemos identificar diante da intensidade do que sentimos, há o amor com paixão, mas existe também o fazer alguma coisa com paixão, seja trabalho ou outra ação. É sempre bom estar apaixonado pelo que se executa. Vejo a paixão como o grau máximo do bater dos corações. Sempre estou apaixonada, pelo que desenvolvo, desempenho e amo. Paixão, é o amor em alta velocidade.

Amizade… A amizade é um povoado de puros sentimentos. A amizade é a união de pessoas, poucos as vezes, que estão dispostos a apoiá-lo sempre, sem questionamentos. A amizade tem detalhes únicos em um relacionamento, são irmãos escolhidos.

Família… A família é o amor maior, nela se perdoa, se aconchega, se perpetua.

Felicidade… É estar com tranquilidade interior, que se exterioriza nos gestos.

Boa conversa… A melhor conversa é a que se pode ouvir, falar, opinar ou calar, sem censuras, de preferência perto do Mar. Sempre com amigos irmãos.

Um medo… Quando o avião tem muita Turbulências.

Um arrependimento… Somente um, de não ter podido dizer a uma Senhora que trabalhou em minha Casa, o quanto a amava. Digo, hoje através da Oração!!!

Uma recordação… Ver meus Pais juntos, nos Natais e nas festas do Colégio das Neves. Lembro feliz!

Uma realização… Quando fui Avó, um dos mais lindos amores da vida, escutar: Vovó!

Um restaurante… Camarões, em Natal.

Um prato… Vários, mas o preferido, Camarão au Champagne.

Uma bebida… Não bebo nada alcoólico, mas gosto de oferecer aos meus Convidados, Veuve Clicquot.

Um filme… Sou cinéfila, tenho vários, mas amo Um Lugar Chamado Notting Hill, Letra e Música, A Dama da Tarde, Rosa e Momo, A Última Nota. Escreveria sem parar.

Um lugar… Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Miami e New York.

Um programa… Ler e ver filmes.

Um livro… Inúmeros, ressalto, José de Alencar e Machado de Assis.

Uma viagem… São muitas, mas apaixonei-me por New York.

Um sonho… De ter um Brasil sem fome.

Uma frase… “Não caminhe no escuro, sem paixões, elas nos impulsionam a prática do bem, ao altruísmo, nos mostram luz, sem divulgações desnecessárias“. Lena Rocha

Um projeto futuro… Continuar a trabalhar com Comunidade e, dedicar -me mais a Literatura, sem me afastar do Direito.

Logo Anninha

Logo Fabi

b77428f7-0f3f-460b-921a-34503f7d686b

5d37274b-d302-4c8e-89c7-6a8ad3764f00

9 thoughts on “O 3×4 da Juíza Lena Rocha

  • Maria das Graças Venâncio

    Gostei da entrevista. Opiniões parecidas com as minhas. Conheci uma pessoa com o nome igual a ela, mas está na minha faixa de idade. Parabéns!

    Resposta
  • Maria Neize de Andrade Fernandes

    Parabéns Lena! Destaque na magistratura potiguar, orgulho da magistratura brasileira!

    Resposta
  • Arsênio

    Excelente entreverara, Dra. Lena.
    Parabéns pelo sucesso e visibilidade do “Programa Caminhos da Justiça”!
    Pioneirismo no RN, na ressocialização de apenados.
    Muito mais sucesso na vida da Sra.

    Resposta
  • Renan neres

    Amei a entrevista da juíza Lena Rocha, uma referência no judiciário brasileiro. Lena, é extremamente justa, fiel aos bons princípios de viver em sociedade e pregar a paz e o bem-estar social, e você é tudo isso! Vocês são seres de luz que estão presentes em todos os tribunais para cultivar e promover um mundo melhor!

    Resposta
  • Higino Neto

    Entrevista maravilhosa e necessária. Precisamos de pessoas como Dra Lena Rocha, para abrilhantar nosso domingo.

    Resposta
  • Conheço Dra Lena Rocha desde da época que fez um brilhante trabalho na minha cidade Janduís- RN ! Sempre voltada para fazer o bem ! Se o mundo tivesse mais Lena Rocha seria bem diferente !

    Resposta
  • Ina alves

    Parabéns pela matéria,em especial a Dra. Lena Rocha! Ser humano maravilhoso.

    Resposta
  • Rosemilton Silva

    Ah, Leninha, como sempre, não é fina só trato com as pessoas é, acima de tudo, uma mulher de fibra que conheci jovem e por quem nutro muito respeito e admiração até porque é uma cópia fiel em quase tudo do pai, o velho e bom capitão Ricardo dos meus tempos de Santa Cruz na Junta de Serviço Militar. Bela entrevista. Parabéns!

    Resposta
  • Francisca Aquino

    Parabéns pela grande entrevista, o Brasil precisa de mais pessoas como a Dra Lena Rocha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *