25 de abril de 2024
BBBTV

O BROTHER ANCESTRAL

 

5DF4AC8F-4CB9-4EF2-B6C0-83C5EC2C886D
Dança para a música do tempo (1636) – Nicolas Poussin – Coleção Wallace, Londres


Nos primeiros dias, ainda se faz confusão com os nomes e personalidades dos participantes, mas não tarda eles carimbarem  seus rótulos comportamentais nas testas.

Um dos 50 personagens de ficção mais influentes da literatura mundial está há mais de  vinte anos na televisão brasileira, emprestando seu nome ao reality show.

Acertou a mão quem cozinhou, com um toque tropical, o programa que permanece nos píncaros da audiência enquanto em vários outros países, o público já enjoou do tempero pasteurizado, há muito tempo.

Entra com tanta intensidade em nossas vidas, que os principais jornais online  reservam,  para os  próximos meses, espaços nas primeiras páginas, para notícias exclusivas e buxixos mis.

Transplantado do romance 1984 de George Orwell, publicado quatro anos após o término da segunda grande guerra, o conceito que o Grande Irmão está te vendo, mudou para todo mundo está vendo o Big Brother.  E todos os inquilinos da sofisticada casa.

O Brasil está vendo a mansão mais vigiada.

O alerta, depois dos anos de chumbo, bombas, sangue, suor e lágrimas, para os perigos do stalinismo como sucessor do regime nazista, vira diversão, passatempo, entretenimento e, por ironia, ditadura de moda.

Um estado que punia quem pensasse diferente, com prisão e tortura e mantinha estrito controle e vigilância total sobre todos os seus habitantes.

Um programa que premia quem elimina mais pessoas do convívio confinado, com grana bastante para a independência financeira.

Há dois anos,  duas médicas pediram demissão dos seus empregos para embarcar na aventura e no jogo, em busca da arca do tesouro midiático. Voltaram à clínica com o sucesso adquirido enquanto vestiam outros jalecos mais reveladores.

Provocações, tarefas a cumprir, tramas, armadilhas e opotunidades para relacionamentos mais íntimos, é o que espera o irrespeitável público.

Winston, no BB original, símbolo dos valores civilizados, enfrenta o desafio de preservá-los das ameaças do estado totalitário.

A Liga Anti-Sexo,  a mais flagrante  manifestação do controle estatal da vida dos cidadãos, foi a primeira a ser esquecida na versão televisiva.

Na pandemia, as câmeras indiscretas estão por toda parte.

Somos todos participante do grande show da vida, guiados por forças invisíveis que controlam nossas passos, mostram nossos limites e decidem quem sai do jogo,  depois de enfrentar  o paredão pandêmico final.

8851D34E-3C5B-45B6-BCD7-384070901944
Bacanal de Putti (1626) – Galeria Nacional de Arte Antiga, Roma
F7E5F3F2-1BBD-4855-9D0C-DD6E7535EA37
Bacanal diante da estátua de Pan (1633) – Nicolas Poussin – Galeria Nacional, Londres

                                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *