25 de abril de 2024
Imprensa Nacional

“O cérebro é uma farmácia, se a gente souber as práticas adequadas, encontra o equilíbrio sem tomar remédios” Sidarta Ribeiro

O neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro do RN,  é o entrevistado de Sonia Racy no Estadão de hoje e fala sobre os reflexos da pandemia em nosso organismo.

Tem gente na pandemia tomando remédio para dormir e outro para acordar. Como o isolamento social impactou esse consumo?

Em vários países do mundo o consumo das substâncias lícitas e ilícitas aumentou muito, de álcool também. Nos Estados Unidos, explodiu consumo de maconha, e, em parte do país, foi considerado serviço essencial. Infelizmente a gente está, na pandemia, exacerbando essa tendência de medicalização, ao invés de buscar mecanismos de regulação mais fisiológicos.

E o que seriam? O cérebro é uma farmácia, se a gente souber as práticas adequadas a gente é capaz de encontrar equilíbrio sem precisar tomar remédio. Claro que tem pessoas que precisam por causa de uma patologia específica. A maioria devia apagar a luz, esperar a melatonina ser produzida na glândula pineal, no meio do cérebro. Mas ao invés disso, as pessoas preferem ficar nas telas o tempo todo. E aí precisam tomar pílula de melatonina pra gerar o fenômeno do sono, sem ter passado pelo ritual do sono.

Em que medida as telas – celular, computador, tv – prejudicam essa preparação para dormir? A primeira, é que a tela fica o tempo inteiro fornecendo informação nova ao cérebro. Isso faz com que o cérebro não tenha sinal de estabilidade para começar a descansar. Segundo, o tipo de luz que vem pelas telas tem comprimento de onda azul, que bloqueia a produção da melatonina. Você pode até usar o modo noturno do celular, ameniza. Mas aí a pessoa diz: ‘tô esperando o sono vir’, porém fica no celular, ele não vem. Quando o sono vem é por causa da exaustão, aí já é muito tarde. De madrugada, a pessoa já perdeu a subida da melatonina que deveria ter acontecido entre 20h até meia noite. Depois das 2h da manhã o que vai começar a subir é o cortisol, hormônio pra acordar. Isso é estressante e prejudica o processo emocional, a pessoa fica irritada, começa a brigar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *