25 de abril de 2024
Coronavírus

O fim do ‘teatro da higiene’

882BF37A-BE56-4582-B78B-DB998B5E58B4

Deu no The New York Times em 10/04/2021

Você pode guardar o desinfetante e parar de limpar seus mantimentos.

Esta semana, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças atualizaram suas diretrizes sobre os perigos da infecção por coronavírus ao tocar em uma maçaneta, um poste de metrô ou outra superfície.  O risco é extremamente baixo.

O anúncio foi uma reviravolta desde os primeiros dias da pandemia, quando o C.D.C.  alertou que o vírus poderia sobreviver em superfícies por dias e potencialmente infectar pessoas que tocassem em uma superfície contaminada e depois tocassem seus rostos.

Essa orientação inicial inaugurou uma era do que o The Atlantic descreveu como “teatro da higiene”, em que os americanos obsessivamente esfregavam suas casas, colocavam pacotes em quarentena e saqueavam drogarias em busca de lenços Clorox. 

Empresas e escolas fechavam regularmente para limpezas profundas, e os vagões do metrô de Nova York eram desinfetados todas as noites.

Agora sabemos que essas etapas elaboradas não forneciam muita – se alguma – proteção contra o vírus.

“Não há realmente nenhuma evidência de que alguém tenha adquirido a Covid-19 ao tocar em uma superfície contaminada”, disse um especialista em vírus transportados pelo ar.

Nos primeiros dias da pandemia, muitos especialistas acreditavam que o vírus se espalhava principalmente por meio de grandes gotículas respiratórias que teoricamente poderiam cair nas superfícies e, em seguida, ser captadas pelo toque e, em seguida, passadas para as membranas mucosas do nariz e dos olhos.  Mas aprendemos no ano passado que o vírus se espalha quase inteiramente pelo ar.

Os especialistas agora dizem que embora seja  possível pegar o vírus de uma superfície, isso requer uma espécie de tempestade perfeita: muitas partículas de vírus recentemente depositadas em uma superfície que são rapidamente transferidas para a mão de alguém e depois para o rosto. 

As diretrizes atualizadas do C.D.C.  dizem que desinfetantes químicos não são necessários para manter a transmissão de superfície baixa – apenas lavar as mãos, usar máscara e, na maioria dos casos, limpar as superfícies com água e sabão comum.

Joseph Allen, especialista em segurança de edifícios da Harvard T.H.  Chan School of Public Health, disse que para organizações como escolas, empresas e outras instituições, a nova orientação “deve ser o fim da limpeza profunda.”

“Isso levou a parques infantis fechados, levou à retirada de redes das quadras de basquete, levou à quarentena de livros na biblioteca”, disse ele.  “Isso libera muitas organizações para gastar melhor esse dinheiro.”

(Embora não nos importássemos se os vagões do metrô de Nova York continuassem a ser esfregados regularmente.)

TL Comenta:

As prefeituras  já podem suspender os serviços de borrifação dos pneus de carros e desmontar os túneis de higienização corporal.

CC642008-FCC6-4634-8811-6EDE339AA3A4

One thought on “O fim do ‘teatro da higiene’

  • Maria Aparecida Cassiano de Oliveira

    Aí tem, porque no RN tem muitos políticos corruptos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *